Você não precisa ter um site, nem blog e nem e-commerce para estar no Google. Colocar sua loja no Google é fácil, gratuito e você mesmo pode fazer, sem a necessidade de terceirizar o serviço.
Tem uma loja física de calçados e quer ampliar a presença digital? Inscreva-a no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que é ideal para empresas com um ponto de venda físico para atender os clientes.
A grande vantagem de colocar sua loja no Google é ser encontrado pelas pessoas, que adquiriram o hábito de pesquisar serviços na internet antes de sair de casa para comprar. Preparamos um tutorial completo para você inserir a sua empresa nos mecanismos de busca. Confira!
Sumário
Por que sua loja deveria estar no Google
Ter uma estratégia de marketing digital a custo zero? Sim, é possível! Basta colocar sua loja no Google. Estar no Google dá visibilidade para a sua empresa, especialmente quando ela aparece em destaque à direita da página de busca.
Ser encontrado no maior buscador on-line é o objetivo de qualquer profissional ou empresa. Mesmo se a sua loja não tiver site institucional e nem e-commerce, é possível aparecer na página de busca, que é o que você vai aprender na sequência.
No caso de lojas físicas, o empresário deve prestar atenção ao local search (busca local), que é a intenção do usuário ao procurar uma informação no Google. Esse tipo de busca entrega ao consumidor os estabelecimentos que estão mais perto dele.
Veja só: se uma pessoa busca por “loja de calçados infantis”, ela não quer encontrar a melhor empresa do Brasil, mas, sim, a melhor loja que está perto dela – e que pode ser a sua.
Com a plataforma gratuita Google Meu Negócio, o lojista consegue colocar a loja no buscador, de graça, e, assim, seus potenciais clientes poderão ver informações sobre horário de funcionamento, mapas, fotos e ler avaliações de pessoas que estiveram no local.
Como funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é a plataforma mais indicada para colocar sua loja no Google. É uma ferramenta gratuita e simples de usar que permite que as empresas tenham uma presença on-line, ajudando clientes (e potenciais consumidores).
Com o cadastro no Google Meu Negócio, você poderá gerenciar informações e receber métricas sobre o número de pessoas que clicaram no link da empresa para ler resenhas de clientes ou ver fotos e vídeos. Outra vantagem é que a plataforma também coloca a sua loja no Google Maps, facilitando a busca e o traçado de rotas para os consumidores.
Conheça as funcionalidades do Google Meu Negócio:
Gerenciar suas informações
É você, dono ou gerente da loja, que vai inserir as informações que serão vistas pelos usuários do Google, como horário, site, endereço, telefone e comodidades.
Responder os clientes
A ferramenta permite que você interaja e responda os comentários dos clientes. Adicione fotos que ilustrem a sua atividade. Segundo o Google, perfis com imagens recebem “42% mais pedidos de direções de condução no Google Maps” do que as empresas que não o fazem.
Atrair novos clientes
Atraia novos consumidores para a sua loja. Ao ter uma boa presença on-line (texto claro, informações completas, fotos e vídeos), os clientes poderão te encontrar com facilidade.
Analisar as métricas
Saiba quais termos os clientes digitaram na pesquisa para chegar até a sua empresa, assim como quantas pessoas ligaram diretamente para o estabelecimento, clicando no número de telefone que aparece nos resultados da pesquisa local.
O Google Meu Negócio é indicado para minha loja?
A plataforma se encaixa apenas para empresas físicas, que têm contato presencial com clientes durante um determinado horário. Se o seu negócio é exclusivamente on-line, essa ferramenta não é para você. O mais indicado para esse caso é a utilização do Google Ads, a plataforma do Google para fazer anúncios.
Tutorial: como colocar sua loja no Google Meu Negócio
O primeiro passo para criar o cadastro no Google Meu Negócio é ter uma conta no Gmail. É com ela que você vai conseguir colocar sua loja no Google e, depois, administrar todas as informações, acrescentando fotos e vídeos e interagindo com clientes.
Acesse o site do Google Meu Negócio, clique em “Acesse sua conta” e faça o login com o Gmail. Agora, é hora de criar um perfil para a sua loja.
Será exibida a tela a seguir. Digite o nome da sua empresa.
Agora, preencha os campos com o endereço da sua loja. Tenha cuidado no preenchimento para que todos os dados estejam corretos. Revise antes de seguir para o passo seguinte. Marque a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Clique em “Próximo”.
Na tela seguinte, o Google dará uma lista de negócios similares para confirmar se um deles é o seu. Marque “Nenhuma das opções” e vá em “Próximo”.
Defina, agora, qual a sua área de cobertura.
Insira o nicho que a sua empresa atua. Se for o ramo calçadista, uma opção é selecionar “Loja de calçado”.
Na página seguinte, digite suas informações de contato.
Pronto! Clique em “Concluir”.
A sua empresa só será incluída nas buscas depois de uma confirmação. Esse processo funciona assim: o Google enviará uma carta para o endereço informado com um número PIN (4 dígitos). Essa carta pode levar cerca de 15 dias para ser entregue. Assim que recebê-la, acesse sua conta no Google Meu Negócio e insira o código recebido. Agora é só esperar a inclusão do seu perfil nas buscas.
Com o cadastro aprovado, você poderá responder comentários (positivos e negativos) dos clientes, adicionar fotos da fachada, do interior, incluir vídeos e até fazer um tour virtual pela empresa. Adicione também o horário de funcionamento e as comodidades ofertadas, como estacionamento próprio, acessibilidade e banheiro.
Quando a sua inclusão for aprovada, ela aparecerá nas buscas dessa forma, como no exemplo da Wilson Atacado:
Colocar sua loja no Google aumenta a visibilidade da empresa, possibilitando que novos consumidores encontrem sua marca e conheçam sua reputação. Depois de firmar sua presença digital, que tal se aprofundar sobre assuntos de finanças? Baixe a nossa planilha de fluxo de caixa, clique no banner!