Engana-se quem pensa que o relacionamento com o cliente acaba quando ele finaliza o pedido. Para garantir que a sua marca não caia no esquecimento e que a concorrência não tome o seu lugar, é indispensável saber como fazer o pós-venda.
Existem maneiras simples, porém efetivas, de continuar o atendimento ao cliente da sua loja de calçados. Quer saber quais são? Acompanhe a leitura!
Conhecer o seu público
Saber quem são os seus clientes é o primeiro passo para oferecer um atendimento eficaz e personalizado. É importante conhecer o perfil, os hábitos, os comportamentos de compra, os canais em que eles estão presentes e os conteúdos que consomem.
Além disso, o vendedor ou a equipe responsável pelo pós-venda deve ter em mente que cada atendimento é uma nova experiência, e cada cliente tem demandas e anseios únicos. Oferecer a atenção necessária e resolver os eventuais problemas é o único caminho para fidelizar clientes e fazer com que eles se tornem compradores recorrentes na sua loja.
Realizar pesquisas de satisfação
Pedir o feedback do cliente que acabou de adquirir o seu produto é a maneira mais simples de realizar o pós-venda. Mas atenção: é importante assegurar que todas as opiniões sejam consideradas, mesmo que não sejam positivas.
As sugestões ou críticas são importantes indicadores de desempenho, e devem ser utilizadas para fazer melhorias e repensar processos e serviços. Além de trazer bons resultados para o seu negócio, isso também vai fazer com que o cliente se sinta valorizado.
Como realizar uma pesquisa de satisfação assertiva? Quando a compra de determinado cliente completar uma semana, envie um e-mail perguntando se ele encontrou algum problema, se precisa de alguma ajuda e como foi a experiência de compra de forma geral.
Manter contato
Também chamada de follow up, é uma estratégia de pós-venda que se encarrega de reforçar e manter uma comunicação constante, seja por meio do suporte ao cliente ou pela produção de conteúdos relevantes.
Ela pode ser feita por meio de e-mails com notícias relevantes do segmento, dicas para aproveitar o melhor do calçado adquirido ou até mesmo informações sobre novos produtos e serviços da sua loja.
Enviar descontos
Divulgar condições especiais para clientes existentes é uma forma de priorizá-los e mostrar que eles importam. Aproveite a sua base de leads e realize campanhas com públicos de todos os níveis: os que já compraram com você, os que abandonaram o carrinho e os que estão visitando a loja pela primeira vez.
- Saiba mais: Como vender mais para diferentes públicos?
Datas comemorativas também são oportunidades para oferecer descontos exclusivos e melhorar o relacionamento com os consumidores.
Entregar conteúdo de valor
Descontos e promoções são interessantes, mas é preciso que o cliente esteja apto para comprar naquele momento exato. Do contrário, e-mails repletos de propagandas sobre a sua marca podem cansar os assinantes.
A melhor saída é oferecer conteúdos relevantes para o seu público, reforçando a ideia de que a sua equipe deve conhecê-lo bem. Intercalar dicas de cuidados com sapatos novos e lançamentos da loja é um exemplo de uso do e-mail marketing que não sobrecarrega a caixa de entrada.
Oferecer um bom atendimento
Por fim, é imprescindível que a qualidade no contato com o cliente seja uma prioridade em todas as etapas da negociação. Os profissionais responsáveis devem ser capazes de resolver problemas de forma ágil, responder dúvidas e comunicar os valores da sua empresa.
- Leia também: Inteligência emocional no ambiente de trabalho
Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil saber como fazer o pós-venda funcionar para o seu negócio. Lembre-se de colocar o cliente em primeiro lugar e as estratégias terão efeitos pra lá de positivos!
Enquanto isso, que tal assinar a newsletter da Wilson Atacado? Você vai receber dicas semanais sobre gestão e novidades do varejo calçadista. É só preencher o formulário abaixo!