[vc_row][vc_column][vc_column_text]Como atrair clientes para a loja é um desafio para todo empresário, independentemente do ramo de atuação. No setor calçadista não é diferente. É preciso oferecer bom atendimento, trabalhar com produtos de qualidade, sempre ter novidades no estoque, atender às expectativas dos consumidores e se destacar da concorrência.
O cliente tem de ser o foco do varejo, e todas as ações que você, como empreendedor, planejar devem estar alinhadas com os desejos do seu público-alvo. De nada adianta organizar uma campanha promocional que não “converse” com o seu cliente. O investimento de tempo e dinheiro terá sido em vão.
Neste post, listamos 17 dicas de como atrair clientes para a loja de calçados. Continue lendo!
1. Cadastre os clientes
Com um cadastro completo, você, lojista, pode conhecer melhor o seu cliente. O formulário deve conter: nome, endereço, idade, data de nascimento, telefone, histórico do volume de compras por mês e ano, preferência por produtos e numeração do calçado.
Divida os consumidores por categoria: clientes atuais, que não compram mais, que nunca compraram. Para cada categoria, você pode ter uma campanha.
2. Satisfaça o consumidor
Um cliente satisfeito é aquele que tem suas expectativas atendidas durante a compra e no pós-venda. É quando ele tem uma experiência positiva com o produto que você comercializa e no atendimento que recebe para a compra desse item.
A satisfação do consumidor é um gatilho que fará com que ele retorne à sua loja de calçados para novas compras.
- Leia também: Qual a diferença entre atender e entender o cliente?
3. Pesquise a concorrência
Conheça como trabalha a concorrência. Dessa forma, você conseguirá superá-la e surpreender seus clientes. Ofereça um serviço de excelência e mostre que a sua loja se preocupa com a experiência de compra do consumidor. Tenha um atendimento individualizado para cativar o cliente.
4. Dê espaço
Deixe o consumidor, primeiro, olhar e se familiarizar com os produtos. Dê espaço, não o sufoque. Por outro lado, não o deixe esperando quando ele sinalizar que está pronto para ser atendido.
É importante que o vendedor conheça o produto que está comercializando, saiba explicar os benefícios e transmita segurança no que está dizendo. É importante fazer um atendimento resolutivo e cordial.
5. Atente-se ao visual
Dê atenção a pintura, letreiro, pisos, balcões, espelhos, organização da loja e decoração. Construa um ponto de venda que deixe o cliente à vontade e que não o intimide.
6. Seja simpático(a)
Esteja atento aos detalhes. A sua equipe de vendas e de caixa deve ser atenciosa, educada e gentil com os consumidores da loja. Vendedores mal-humorados espantam os clientes; nada funciona melhor do que um sorriso e o entusiasmo.
7. Promova o pós-venda
Produto entregue não é mais sinônimo de venda concluída. É preciso manter um relacionamento pós-venda com o consumidor. Entre em contato e pergunte se ele está satisfeito com o produto adquirido, ofereça um cupom de desconto para a próxima compra, envie um cartão de agradecimento ou um brinde e convide-o para eventos na loja.
Esse contato pode ser feito por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp ou por correio.
Saiba mais sobre a importância do pós-venda no vídeo do canal da Exame.com, no YouTube.
8. Organize a vitrine
Organizar a vitrine da loja de calçados é uma das formas de atrair clientes para a loja. Se bem concebida, uma vitrine é capaz de aumentar as vendas em até 30%.
Para que isso aconteça, no entanto, é preciso entender o seu público-alvo, destacar produtos que você quer vender, decorar de acordo com um tema, não expor produtos demais, fazer mudanças com frequência e sempre exibir preços.
9. Conheça as datas comemorativas
Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal são oportunidades extras para vender mais, desde que a sua loja de calçados tenha se planejado para elaborar campanhas especiais.
Crie um calendário de datas comemorativas que possam ampliar o faturamento da sua revenda de calçados. Para cada uma, faça um plano de ação, como: sugestões de kits, promoções, cupons de descontos, concursos culturais, sorteios de brindes e experiências.
10. Aplique promoções
Fazer promoções e dar descontos são uma ótima maneira de atrair clientes para a loja de calçados. É importante se planejar para que os descontos, em vez de aumentar o seu faturamento, reduzam o seu lucro. O que pode lhe ajudar na concessão dos descontos é escolher bons fornecedores que façam parcerias.
11. Ofereça mimos
Wi-fi grátis, área para carregar celular e um cantinho com poltronas, onde o cliente pode tomar água, chá, café ou suco e para que as pessoas que estejam acompanhando-o possam esperar. São iniciativas simples que fazem a diferença. O cliente vai se sentir prestigiado.
12. Organize eventos
Promova lançamentos de coleções, cafés da manhã ou lanches da tarde em ocasiões especiais, como no aniversário da loja e no Dia do Cliente (15 de setembro). Convide clientes e mostre as novidades em produtos.
Uma dica é fazer parceria com um fornecedor. Dessa forma, você pode fazer sorteios de produtos ou vale-compras entre os que comprarem itens da marca a partir de um valor determinado.
13. Escolha a trilha sonora
Use som ambiente que se relacione com seu público-alvo e com o estilo da sua empresa. A música cria identificação com a sua loja. Aromatizar o ambiente é uma estratégia bastante utilizada pelos lojistas e que também fica gravada na memória do consumidor.
14. Seja transparente
Não crie ilusões e expectativas desnecessárias. Seja honesto com seu cliente. Só dê um prazo que puder ser respeitado; só faça uma oferta se puder honrá-la. Enganar o cliente contribuirá para o fracasso do seu negócio.
15. Organize o estoque
Sem a gestão do estoque, mercadorias faltam e prejudicam as vendas. Para evitar que isso aconteça, é preciso equilibrar o histórico de vendas e ter uma margem de segurança. Dessa forma, você equilibra o dinheiro parado (mercadoria em estoque) e não corre o risco do produto acabar.
16. Fidelize os clientes
O processo de fidelização do cliente passa por oferecer bom atendimento, atender – e superar – sua expectativa; oferecer o produto que o consumidor procura; ter ideias de marketing e ouvir o cliente.
17. Divulgue a loja
Diga ao público que você existe. Divulgue sua loja em canais off-line e on-line. A maioria dos empresários quer estar nas redes sociais, mas é preciso saber utilizá-las bem para ter resultados. Seja ágil para responder perguntas, envie mensagens personalizadas – esqueça aquele atendimento robotizado –, mantenha o perfil atualizado e saiba lidar com críticas.
Agora que você já sabe como atrair clientes para a loja, coloque as estratégias em prática e assine a nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do varejo calçadista![/vc_column_text][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]