Você já deve ter tido a experiência de colocar um nome de uma empresa no Google Maps, e ele o levar até ela, sem a necessidade da inscrição do endereço. Isso acontece por essa marca ter o seu cadastro no Google Meu Negócio (Google My Business), ferramenta que possibilita gerenciar a presença digital.
Para lojas de calçados, esse processo também é possível. Por isso, nós criamos um tutorial para ensiná-lo(a) a fazer esse cadastro e garantir que os clientes possam chegar até o local somente pesquisando pelo nome da marca. Confira!
1º passo: nome da empresa
A primeira etapa é acessar o site do Google Meu Negócio (para facilitar, é só clicar aqui). Feito isso, você precisará fazer o login com uma conta Gmail. Se você não tem, é preciso criar uma. O link para isso é este.
Assim que fizer o login, você deverá colocar o nome da empresa em um campo único. Insira o nome e vá em “Próximo”.
2º passo: cadastro geral
Nesse momento, aparecerá um quadro com uma pergunta: “Deseja adicionar um local que os clientes possam visitar, como uma loja ou escritório?”. Clique em “Sim” e vá em “Próximo”.
Agora, você deve fazer o cadastro geral da empresa, como o país em que a empresa está, endereço, bairro, cidade, estado e CEP. Ao preencher tudo, clique em “Próximo”.
Após isso, surgirá mais uma pergunta: “Você também atende clientes fora deste local?”. Esse é o caso de a empresa ter uma filial – todos os endereços precisarão ser cadastrados. Se a localidade for única, clique em “Não, eu não” e depois em “Próximo”.
3º passo: finalização
Feito isso, dois novos campos aparecerão. Um para inserir o segmento de atuação da loja; e o outro, para a inclusão de um telefone de contato e endereço do site (se houver). Assim que preenchidos, surgirá um aviso para a conclusão do cadastro. Se tudo estiver correto, clique em “Terminar”.
4º passo: validação
Ao chegar a essa etapa, está quase tudo certo. Nesse instante, você precisa permitir que o Google valide o seu endereço. Para isso, a marca oferece duas opções: enviar uma carta ao logradouro cadastrado (que chega em, mais ou menos, 12 dias) ou participar de uma videoconferência com um consultor (esse processo pode demorar, pois há uma fila de espera).
Se optar pela carta, basta, assim que recebê-la, pegar o código e inserir no site – para isso, você precisa fazer o login novamente. No caso de optar pela videoconferência, basta esperar um retorno de validação por e-mail.
Após cumprir essas exigências, sua empresa estará cadastrada e pronta para ser encontrada no Google Maps e nos buscadores, em geral. Se tiver alguma dificuldade nesse processo, basta entrar em contato com o Google.
Gostou do conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter para receber, semanalmente, mais dicas sobre o universo calçadista diretamente no seu e-mail!