Planejamento de vendas para loja de calçados: como organizar?

Começo de ano é sinônimo de planejamento de vendas. Estruturar planos de ação para serem aplicados ao longo do ano é uma forma de preparar a sua loja de calçados para aproveitar ao máximo as sazonalidades mas, também, para enfrentar os períodos de baixa temporada. 

Se você ainda tem dúvidas de como fazer um planejamento para o seu negócio, continue a leitura deste conteúdo e confira o nosso passo a passo. 

planilha de fluxo de caixa

1. Conheça bem o novo perfil de consumidores

Além de conhecer quem é o seu público-alvo, é muito importante compreender que, após o período de pandemia, os consumidores não são mais os mesmos.

Primeiramente, é necessário lembrar que um dos hábitos que mais cresceu durante esse momento foi o de compras online o que, segundo pesquisas, irá fazer com que os consumidores transitem entre o físico e digital daqui pra frente.

Em segundo, vale ressaltar a preferência por lojas locais e menores, o que pode ser uma boa oportunidade para pequenos negócios, uma vez que o consumidor está mais apto a pensar na sua comunidade e a dar apoio aos empreendedores da cidade.

Por último, outra mudança visível é o crescimento da consciência em relação ao meio ambiente. Produtos feitos com menos crueldade aos animais, com matérias-primas recicladas e com processos mais ecológicos tendem a ser importantes para os clientes. 

Mantenha-se atento, com um olhar bastante analítico diante o seu consumidor, para encontrar novos padrões de comportamento e oferecer soluções alinhadas a eles. 

2. Crie um calendário de datas sazonais

Outro ponto fundamental para o seu planejamento de vendas é a criação de um calendário com as datas sazonais importantes para a sua loja de calçados. Com ele, você conseguirá ter uma visão macro do ano e pensará com mais clareza nas ações. 

O calendário é uma boa forma de organizar as datas que, de fato, fazem sentido para o seu negócio. Além disso, você pode incluir nele em qual momento irá começar a estruturar as campanhas, abastecer o estoque e fazer outras ações relacionadas às promoções. 

3. Prepare-se para cada estação

Todo lojista sabe que a mudança das estações são momentos para alavancar as vendas, uma vez que novas coleções chegam, repletas de calçados criados a partir de tendências atuais. 

Não aproveitar essas oportunidades pode ser negativo para a sua loja e, por isso, é necessário estar pronto para oferecer produtos e promoções que façam sentido para a temporada.

Planejamento de vendas
Inclua no seu plano de vendas as estações e outras sazonalidades.

Anote as estações no seu calendário e planeje-se com antecedência para usufruir do potencial da data.

4. Cuide das redes sociais

Se você ainda não faz trabalhos em redes sociais, chegou o momento de dedicar-se mais a elas. Lembre-se que esses canais são fundamentais para estreitar relacionamentos, comunicar-se e, até mesmo, fechar vendas. 

É importante criar uma identidade visual consistente, além de ter um calendário de postagens, para que o perfil não passe despercebido e fique abandonado. Além disso, lembre-se de utilizar todos os recursos oferecidos pelas redes sociais para aumentar a variedade do seu conteúdo.

5. Cogite vendas onlines

Que tal começar 2022 expandindo o seu negócio para o digital? Não há como negar que as vendas em sites cresceram muito e, dessa forma, novas oportunidades chegam para as lojas físicas, que podem ir além do presencial e explorar o potencial do online. 

Se você não tem a possibilidade de criar um site do zero, uma opção é investir em marketplaces ou, até mesmo, vender dentro das redes sociais — atualmente, elas oferecem uma boa estrutura para negócios que querem utilizá-las para esse fim.

6. Atualize o treinamento dos vendedores

Manter o treinamento dos colaboradores atualizado é muito importante para o seu planejamento de vendas, uma vez que os vendedores devem acompanhar as mudanças implementadas na loja. 

O time de vendas deve estar pronto para lidar com a implementação de novas tecnologias, assim como conhecer bem os produtos, entender as necessidades dos clientes e oferecer a melhor experiência de compra possível.

7. Estude sobre tendências

Um erro cometido por lojistas na hora de abastecer o estoque é não ter conhecimento de tendências e guiar-se apenas pelo gosto pessoal. É importante ressaltar que a escolha de um calçado é algo bastante subjetivo e irá depender de muitos fatores, que nem sempre serão as mesmas motivações que as suas. 

Por isso, indicamos que troque a ideia do gosto pessoal por uma pesquisa mais embasada em tendências e no que as pessoas estão procurando atualmente. Para isso, conheça bem o seu público e entenda quem os influencia, quais as fontes de informação deles e quais critérios são relevantes para a escolha de calçados. 

Dessa forma, as suas chances de acertar na compra da mercadoria são maiores e irá te prevenir de ter produtos parados em estoque.

Planejamento de vendas
Acompanhar as tendências é fundamental para as suas estratégias de vendas.

8. Fique de olho no seu caixa

Ter controle das finanças da sua loja é algo que nunca deve ficar fora do seu planejamento de vendas. Afinal, elas irão informar qual o contexto do seu negócio e quais metas devem ser colocadas em jogo. 

Além de compreender as entradas e saídas, é crucial ter uma reserva de emergência para momentos complicados, sem falar da poupança para investimentos em treinadores ou em melhorias para o espaço físico da loja. 

Mantenha as finanças da loja sempre atualizadas e não deixe de olhá-las periodicamente. 

9. Crie metas de vendas e objetivos

Por último, mas não menos importante, um planejamento de vendas deve ter metas e objetivos bem claros. Afinal, é preciso ter algo que motive o seu negócio e que norteie as suas decisões. 

Quando essas informações estão definidas, ficará claro pensar quais passos são importantes para atingir os objetivos e, dessa forma, detalhar ainda mais os seus planos. 

Com esses nove passos você poderá criar um planejamento de vendas consistente e preparar-se bem para o ano que inicia. Lembre-se de sempre retornar para as informações anotadas a fim de verificar se elas ainda fazem sentido ou se precisam de alguma alteração. 

Além de estruturar um plano de ação para vender mais, que tal pensar em como atender melhor os seus clientes em 2022? Preparamos um kit completo com checklist, ebooks e o passo a passo para você preparar o seu comércio para receber com qualidade os consumidores. Faça o download gratuito clicando no banner abaixo. 

Distribuidora Wilson143 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password