Revendedor de calçados: quais são as principais habilidades?

Manter um comércio calçadista com boas vendas, bom ambiente interno e clientes fidelizados é o cenário ideal para todo revendedor de calçados. No entanto, para alcançar esse estágio, o gestor tem um papel muito importante. Esse profissional, acima de tudo, deve ter habilidades que contribuam para o sucesso da loja.

Você sabe quais são os atributos que todo revendedor de calçados precisa ter? Conheça quais são!

Resiliência

Você já deve ter ouvido essa palavra por aí, que significa “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. Isso quer dizer que uma das habilidades de um revendedor deve ser a aptidão de continuar empreendendo e buscando novas formas de fazer dar certo, mesmo que o cenário não seja dos melhores.

Ter esse atributo permite ao lojista dar motivação aos funcionários, aumentar as possibilidades de atuação da empresa e estar sempre atento às ações que podem funcionar.

revendedor de calçados
Um revendedor de calçados resiliente tem mais conhecimento de mercado, uma vez que teve que descobrir soluções em situações desfavoráveis.

Liderança

O que é ser líder? Basicamente, é o poder de inspirar e motivar as pessoas em volta, a fim de cumprir um objetivo. Na prática, ter o espírito de liderança é:

  • Saber dar e receber feedbacks
  • Ter inteligência emocional
  • Ser acessível aos funcionários
  • Garantir recursos de trabalho
  • Saber lidar com adversidades

Ter a habilidade de liderança, no fim das contas, é corresponder às próprias expectativas e a dos demais colaboradores. É engajar, motivar, unir e cativar clientes e funcionários.

Oratória

O poder da oratória está, em muitos, como uma aptidão natural. Para esses, se expressar e causar a motivação por meio da fala é uma atitude nada desafiadora. Contudo, àqueles que não contam com essa vocação, é possível treinar, estudar e se qualificar, para fazer dessa uma habilidade cotidiana.

revendedor de calçados
Se qualificar para ser um(a) bom(a) orador(a) é garantir que todos, ou a maioria, da equipe sejam contagiados.

A oratória tem um papel imprescindível para a motivação da equipe. Além disso, é importante para passar as informações de forma clara, concisa e compreensível, afinal, não basta a mensagem ser bonita, é preciso que todos entendam e sejam instigados.

No entanto, mais do que ter a habilidade da fala, é necessário saber ouvir.

Conhecimento de mercado

Outra habilidade fundamental ao revendedor é o conhecimento do mercado de atuação. Por isso, saber quais são os calçados tendência para a estação, as novas formas de divulgação e os novos hábitos de compra dos clientes pode ser um diferencial.

A análise da concorrência também não deve ser esquecida. Periodicamente, é necessário estudar o que as empresas concorrentes estão fazendo. Constate os pontos fracos e fortes, junto ao preço praticado e o público-alvo frequentador do estabelecimento.

Conhecer o mercado em que atua garante ao revendedor ser pioneiro em ações, verificar os melhores preços e entender como atingir o consumidor.

Colaboração

Mandar e delegar funções não são as principais atividades de um revendedor de calçados. Um lojista preocupado com o seu negócio quer colaborar, e ter o espírito de colaboração é estar presente em todos os setores, entender o funcionamento dos processos e ser uma figura acessível dentro da loja.

revendedor de calçados
Um bom revendedor de calçados é uma figura que deve estar disposta a colaborar com as atividades da empresa.

No entanto, não encare essa colaboração com a execução das atividades de outros setores. Essa presença em múltiplos departamentos é uma espécie de monitoramento. Obviamente, caso haja necessidade, o gestor pode “botar a mão na massa” e ajudar com o que for preciso.

Essas habilidades estão presentes no seu dia a dia? Deixe suas experiências nos comentários!

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *