Técnica CVBA: como usar para vender mais no seu varejo?
Diante da concorrência acirrada, voltar a sua atenção para as necessidades específicas do cliente é um dos segredos para vender. Assim, a técnica CVBA desponta como uma abordagem que pode impactar positivamente os seus resultados.
Mas é comum que a sigla não seja tão conhecida, mesmo entre os varejistas. Se esse é o seu caso, vale a pena entender mais sobre ela e conferir como ela pode alavancar a sua loja.
A seguir, você verá o que é a técnica CVBA e como aplicá-la em seu negócio para aproveitar seus benefícios. Acompanhe!
O que é a técnica CVBA e como ela funciona?
A técnica CVBA é uma estratégia de vendas que permite aos vendedores se conectarem melhor com os clientes. Isso é possível porque a abordagem ajuda a entender as necessidades deles de forma mais profunda.
A sigla CVBA significa característica, vantagem, benefício e atração. Cada um desses pilares representa um elemento necessário para fechar uma venda.
A seguir, aprenda o que eles representam:
- característica: os principais aspectos que tornam o seu produto um diferencial;
- vantagem: os benefícios do seu produto ou atendimento em relação ao oferecido pelos concorrentes;
- benefício: destaca como seu produto pode melhorar a vida do cliente;
- atração: uso de perguntas diretas para encaminhar o cliente para decisão da compra.
Quais são os benefícios de usar a técnica CVBA?
Incluir a técnica CVBA nos processos da sua loja pode ser altamente vantajoso para os seus resultados. Afinal, com cada vez mais concorrência, o consumidor tende a valorizar essa atenção direcionada.
Entre os principais benefícios de aplicar a técnica CVBA em seu negócio está o aumento das vendas. Com um atendimento ao cliente mais positivo e direcionado, a abordagem ajuda a convencê-lo sobre o valor de um produto ou serviço, resultando em mais negócios fechados.
Outra vantagem é a adoção de uma estratégia de vendas mais eficaz. O motivo é que a técnica possibilita que o cliente compreenda claramente o valor da oferta, contribuindo para uma maior apreciação do produto ou serviço.
Por fim, você enxergará uma melhora na relação com o cliente. Por envolver a compreensão das necessidades do consumidor, o CVBA também reduz as chances de mal-entendidos e insatisfações.
Como aplicá-la no seu negócio?
Se você se interessou pelos benefícios que a técnica CVBA pode trazer para a sua loja, é hora de aprender a colocá-la em prática. Para isso, é preciso seguir os passos certos.
Confira!
Entenda as necessidades do cliente
O primeiro passo envolve entender profundamente as necessidades e desejos do seu cliente. Pense no perfil de público ideal da sua loja e enriqueça as informações com dados de mercado e entrevistas, por exemplo. Além disso, tenha abertura para considerar múltiplos perfis que representam fatias distintas de público.
Conheça bem seu produto
Entender profundamente as características do seu produto ou serviço é decisivo para seguir com a técnica CVBA. Isso deve incluir uma análise do que o torna único no mercado, suas especificações e benefícios para o cliente.
Relacione as vantagens ao cliente
Ao se basear nos pilares da técnica CVBA, o seu processo deve envolver a identificação dos benefícios trazidos pelo produto. A partir daí, procure encontrar conexões desses atributos com o que o seu cliente busca.
Elabore uma abordagem eficaz
Com o que você aprendeu até o momento, é possível desenvolver uma abordagem de vendas capaz de impactar seu cliente em potencial. Para isso, certifique-se de fazer as perguntas certas e relacionar as necessidades dele com os benefícios do seu produto.
A técnica CVBA é um exemplo de como bons resultados estão ao alcance de quem dedica tempo a pensar no cliente. Portanto, use a proposta de cada pilar como base para criar uma abordagem de vendas mais eficiente e direcionada.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar bem informado para vender mais! Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!