Um lojista de “bagagem” deve saber muito bem qual é o primeiro atrativo da sua loja: a vitrine. Esse expositor de produtos é fundamental para chamar a atenção de potenciais compradores e deve ser tratado com muito cuidado, a fim de se tornar um “vendedor”.
Preparamos algumas dicas para tornar a vitrine um ponto de atenção capaz de bombar as vendas da loja. Boa leitura!
Faça trocas periódicas e estratégicas
Uma forma de chamar a atenção e voltar o olhar dos passantes à vitrine são as mudanças periódicas. De tempos em tempos, é necessário substituir os produtos, a organização e as cores. Dessa forma, mesmo que os consumidores passem na frente da loja diariamente, agora, terão novidades, o que pode fazê-los deixar a marca na lembrança ou, até mesmo, dar uma passadinha no local.
Isso não quer dizer que devem haver trocas todo dia ou toda semana. É preciso estabelecer uma periodicidade e, mais do que isso, analisar se aquela disposição atual está dando resultados ou não. Se estiver, para que mudar?
Esteja sempre atento a esses detalhes. Para tornar esse processo mais efetivo, que tal pedir feedback aos clientes sobre a vitrine atual? Ao ouvi-los, chegue a uma conclusão e considere trocas ou não.
Considere as estações do ano
Estações mais frias e mais quentes requerem uma nova perspectiva de organização da vitrine. Isso acontece, pois, além da mudarem os produtos, a atenção do consumidor também é outra.
Se em dias mais ensolarados e de calor, teoricamente, as pessoas estão mais dispostas e atentas à movimentação do comércio, em situações de frio isso é mais tímido, uma vez que o olhar pode não ser tão ativo.
Atente-se às cores
A disposição das cores também é um fator que influencia na qualidade da vitrine. Produtos com cores destoando do restante podem causar aversão do público e tirar o foco dos produtos, independentemente de sua beleza e qualidade.
Para ajudar nesse processo, fique atento às novidades da moda. A Pantone, uma das maiores empresas do mundo em indústria gráfica, define, anualmente, qual será a cor do ano, ou seja, qual a tonalidade vai ser tendência. Isso vale para diversos setores da moda, inclusive o calçadista.
Em 2019, a cor escolhida foi o Living Coral, tom que se aproxima do laranja e do salmão. Veja:
Assim como a Pantone, acompanhar outras tendências de cores e como aplicá-las nos ambientes pode potencializar o poder da vitrine.
Busque por ideias inovadoras
As redes sociais podem oferecer uma gama de possibilidades para decorar a vitrine e torná-la uma vendedora da loja. Alguns sites contam com imagens de perfis comerciais, ou seja, canais que se assemelham à atuação da loja de calçados.
Algumas opções de sites e redes sociais que podem dar ideias inovadoras de arrumação da vitrine:
- ArtStack
- Flickr
- Photobucket
Esteja atualizado às novidades
É imprescindível atentar-se aos hábitos de consumo e também o que está “na boca do povo”. A dica é ficar atento a músicas, filmes, séries, personagens e bordões que estão em alta no momento. Isso pode servir como ideia para fazer alguma brincadeira na vitrine.
Essa prática vai criar identificação do público, o que pode deixar a vitrine mais chamativa e “compartilhada” nas redes sociais, no caso de alguém tirar uma foto e a imagem viralizar.
Tudo pronto para tornar a vitrine uma vendedora da loja de calçados? Se você conhecer alguma dica que deixamos de citar, deixe nos comentários!