Varejo calçadista: 14 ideias para bombar no Dia dos Namorados

vendas para o dia dos namorados

As vendas para o Dia dos Namorados são mais uma das oportunidades esperadas pelos lojistas para esquentar o comércio, sobretudo em um ano de pandemia. De acordo com uma matéria publicada no Jornal do Comércio, as expectativas para 2021 são boas e estima-se um crescimento de 2,5% em volume de vendas para a data. 

Dessa forma, é fundamental que a sua loja de calçados esteja preparada para a ocasião e tenha boas estratégias para implementar e aproveitar o potencial que o mês de junho tem. Assim, você poderá vender mais no Dia dos Namorados. 

Mas para que isso aconteça, é preciso estudar e preparar bons planejamentos. Por isso, separamos 25 ideias para aplicar na sua loja de calçados e tirar bom proveito da data. Boa leitura!

1. Promoções e descontos

Ação útil para o ano todo, no Dia dos Namorados também deve ser aplicada. Oferecer descontos e promoções para a data pode impulsionar a venda dos produtos, atrair mais consumidores para a loja e, quem sabe, aumentar a fidelização de clientes.

Mas o que é possível aplicar? Além de descontos progressivos, cartões fidelidade e flexibilidade em forma de pagamentos, é possível focar no cross-sell (estratégia que oferece um produto para complementar outro) ou up-sell (convidar o cliente a aumentar a compra, tornando-a mais interessante), a fim de fazer o cliente comprar o presente e se autopresentear.

Estudar opções de descontos e promoções, atualmente, é mais do que necessário para promover o incentivo às compras e permitir que elas sejam acessíveis para os clientes, especialmente por enfrentarmos um momento de crise. 

Lembre-se que você sempre deve fazer uma boa análise para verificar se a promoção irá agregar valor para a sua loja e para o cliente. Afinal, ninguém quer sair no prejuízo, certo?

2. Sorteios

Os sorteios de Dia dos Namorados são sempre um verdadeiro sucesso! Sobretudo aqueles que sabem explorar características da data, como jantar romântico e presentes para o casal. 

Sem dúvidas, criar um sorteio que tenha esses dois pontos é uma ótima dica para ter sucesso. 

Para isso, você deve fazer parceria com restaurantes da cidade. Uma boa ideia são os de comida japonesa ou hamburguerias, duas opções que costumam agradar a todos. 

É importante que o sorteio seja muito planejado. Pense, por exemplo, na possibilidade do jantar não ser feito presencialmente, por conta da pandemia. Nesse caso, você pode deixar ainda mais interessante e incluir no prêmio um kit de decoração para jantar em casa!

Prato com comida japonesa e corações ao redor
Sorteios de jantares e presentes são ótimas ideias de ações para lojas de calçados se destacarem no Dia dos Namorados.

Em relação aos presentes de Dia dos Namorados ofertados pela sua loja, você pode oferecer em um vale-presente, pois assim permitirá que os vencedores comprem o que desejar. O valor pode ser estruturado de acordo com as suas possibilidades e, também, se quiser que ambas as pessoas do casal possam fazer compra. 

3. Brindes

Os brindes são grandes aliados das vendas para o Dia dos Namorados, já que se tornam um chamativo para que a pessoa dê preferência por determinada loja de calçados ao invés de outra. 

Antes de tudo, é essencial conhecer bem o seu público-alvo para garantir que você irá acertar na escolha do brinde. Portanto, entenda qual o perfil de homens e mulheres, faixa etária, preferências e outras informações importantes. 

Lembre-se que, se for oferecer brinde para as duas pessoas do casal, é importante sair do senso comum e considerar a diversidade, de forma que a sua loja tenha respeito e acerte na comunicação. 

O brinde pode ser algo simples, por exemplo, uma lembrancinha de caixinha em forma de coração com bombons dentro. Você verá que não precisa gastar tanto e, com certeza, irá agradar diferentes pessoas. 

4. Decoração temática

É possível que você já saiba sobre a importância da decoração da loja. No Dia dos Namorados, foque nessa estratégia e demonstre que o estabelecimento, realmente, “entrou na onda” da data comemorativa.

É possível decorar o espaço com balões vermelhos, reformular a vitrine, deixar a música de fundo com canções românticas e incluir frases de amor pela loja, com o propósito de encantar quem está olhando os produtos.

Nesse momento, onde a entrada nas lojas devem ser controladas, convém garantir que a vitrine esteja impecável para atrair os olhares de quem passa na rua. 

Claro, é importante lembrar de decorar sem exageros e sempre prezando pelo equilíbrio, para não gerar a sensação de poluição visual. 

Se este ano a sua verba está um pouco mais curta para investir em uma boa decoração, busque fazer algo simples, mas caprichado e com recursos mais acessíveis. 

Algumas dicas são as cortinas de coração, que podem ser feitas com cartolina e fio de nylon. Existe uma grande variedade de ideias que podem ser aplicadas na loja. Você pode pesquisar por elas no Pinterest, rede social com o propósito de trazer inspirações sobre os mais diversos temas, inclusive decoração!

vendas para o dia dos namorados
Para a decoração do Dia dos Namorados, aposte em detalhes simples mas bem caprichados.

Se você ainda está sem ideias para a decoração, deixamos um vídeo do canal Vinti VM — Viviane Giron, com o top cinco de vitrines selecionadas pela diretora criativa.

5. Divulgação nas plataformas digitais

É fundamental utilizar as redes sociais para divulgação dos produtos e das ações da loja durante a data. Para isso, utilize uma linguagem mais leve, pertinente à data. Além disso, publique frases de amor com o logo da loja, com a intenção de fazer a publicação ser compartilhada.

Ainda é possível trazer engajamento dos seguidores da página, com publicações que eles possam participar, como:

“Neste Dia dos Namorados, conte para a gente como começou a sua história de amor.”

A loja pode, inclusive, sortear produtos para quem compartilhar as publicações ou dar descontos em outros itens. Aposte!

6. Vitrine virtual

Além de criar conteúdos que possam ser compartilhados — o que é ótimo para o engajamento e divulgação da sua loja — aposte também na vitrine virtual, uma tendência para o Instagram.

A vitrine virtual pode ser por meio de IGTV. Um vídeo apresentando produtos, quais serão as promoções, brindes, campanhas e sorteios. Você poderá falar detalhadamente de alguns calçados que são grandes apostas da temporada e dar boas ideias de looks. 

Outra dica muito interessante é fazer uma vitrine virtual e leilão em formato de live. Para isso, separe alguns produtos, mostre-os para os seus clientes, dê um preço promocional e espere as pessoas se candidatarem a ficar com o calçado. É uma boa forma de manter as mercadorias em movimento e atrair consumidores que desejam gastar menos. 

7. Reels

Não se esqueça também de aproveitar o potencial da ferramenta Reels do Instagram! A ideia aqui é criar conteúdos descontraídos e engraçados, para que mais pessoas possam encontrar a sua loja. 

Você pode se inspirar em situações cômicas e comuns entre os casais, pois isso irá gerar reconhecimento por parte do seu público.

8. Capacitação de vendedores

Deve-se pensar que a data é envolvida de amor. Logo, quem vai à loja já está predisposto a comprar. É nesse momento que o papel do vendedor deve ser bem feito. Ele é quem vai orientar e auxiliar o cliente no momento da compra, e ter um profissional despreparado para esse momento é o que você menos quer.

vendas para o dia dos namorados
É essencial treinar os vendedores para conseguirem lidar com as promoções de Dia dos Namorados.

Por essa razão, investir na qualificação dos vendedores é fundamental para o sucesso nas vendas no Dia dos Namorados. Aplique treinamentos, organize bate-papos, faça exercícios práticos e invista em cursos para esses profissionais.

Além de organizar uma capacitação para o atendimento presencial, é importante preparar uma parte do time para trabalhar nas suas redes sociais, caso você esteja fazendo algumas vendas por lá. 

É necessário ter um vendedor sempre pronto para responder mensagens, comentários e poder atender de forma eficiente todas as dúvidas e pedidos.

9. Agilidade nas vendas

Como qualquer experiência de vendas, os clientes desejam comprar rápido. Na data comemorativa, isso não é diferente. Sendo assim, agilidade nas vendas e nos processos gerais vai fazer toda a diferença na satisfação desse consumidor.

Além de tornar o atendimento dos vendedores mais rápido, adapte o caixa para que o pagamento possa ser mais rápido – talvez mais uma fila ou mais atendentes pode ser o suficiente. Além disso, organize os produtos e balcões para tornar a visualizações do calçados mais rápida e objetiva.

Se a loja estiver muito lotada, oriente os vendedores a “se desculparem” com o cliente, caso ele tenha que atender mais pessoas no momento, com a justificativa de que o ambiente está lotado.

Lembre-se que, especialmente nesse momento de pandemia, a agilidade é fundamental para as pessoas, especialmente por questão de segurança. É necessário saber equilibrar um bom atendimento com a praticidade de comprar mais rápido.

10. Negociação com fornecedor

Com a alta saída de produtos durante a data, é preciso se planejar e garantir um estoque suficiente. Nesse momento, é necessário ter planejamento, a fim de escolher uma quantidade que não sobre após o dia e que também não falte.

Isso tudo pode gerar gastos não estimados, por isso negociar com o fornecedor é uma boa saída. Peça melhores preços e um custo de devolução mais baixo, se for o caso.

11. Pagamentos flexíveis

Tão importante como deixar o processo ágil, oferecer opções de pagamento flexíveis é essencial. Nesse momento onde grande parte das pessoas foram atingidas pela crise, é importante encontrar saídas que possam estar alinhadas às necessidades do consumidor. 

Por isso, a nossa dica é explorar ao máximo todas as opções de pagamento disponíveis no mercado. Além de ser vantajoso para o seu cliente, é para você.

Mãos segurando celular
Atualmente, existem diversas opções de pagamentos que podem ser feitos sem o uso de máquinas do cartão, apenas com o celular.

Portanto, não fique apenas na máquina de cartão e dinheiro. Busque trabalhar com o pix, transferências bancárias e, até mesmo, por WhatsApp

Especialmente se deseja tornar as vendas mais rápidas, é interessante apostar nessas opções que permitem que as pessoas paguem antes e, em seguida, possam apenas passar na loja para retirar ou, até mesmo, receber em casa.

12. Atrações

Na semana antecedente à data ou no dia, contratar algumas atrações pode ser uma boa ideia para chamar a atenção e se destacar da concorrência. Alguém que distribua rosas ou flores em geral, um pipoqueiro ou um locutor falando sobre as promoções pode funcionar.

Entretanto, se você optar por atrações na loja, lembre-se de fazer de forma segura, sem gerar aglomerações. Por exemplo, se houver distribuição de pipocas, faça marcações no chão para que as pessoas fiquem distanciadas.  

13. Ofertas relâmpago

Mais uma ótima ideia para fomentar as vendas para o Dia dos Namorados, as ofertas relâmpagos! 

Ofertas relâmpagos consistem em proporcionar descontos imperdíveis por apenas um período de tempo. Outra característica é que elas não são anunciadas, apenas aparecem de repente (por isso o nome). 

A oferta relâmpago pode acontecer ao longo do mês, para que você aproveite ainda mais o potencial da data. 

Separe alguns produtos que podem ter o preço consideravelmente abaixo e faça boas publicações para as redes sociais ou disparos em grupos de WhatsApp. 

Essa também pode ser uma estratégia interessante para vender aqueles itens parados em estoque.

14. Foco nos verdadeiros compradores

Lembre-se que, no caso do Dia dos Namorados, o foco serão os clientes que vão presentear, e não quem geralmente compra da loja. É uma outra abordagem, ou seja, utilizando o exemplo de uma loja de calçados de produtos femininos, se a futura presenteada namorar um homem, o foco no atendimento é nele, que vai fazer as compras.

Desse modo, esteja preparado(a) para que um outro tipo de consumidor compareça à loja. Treine os vendedores e faça esse “novo público” ficar à vontade no espaço. Atente-se às estratégias de divulgação, que também deverão ter um outro foco.

15. Parcerias

Uma ótima ideia para aumentar as vendas na data é fazer parcerias com lojas de outros setores. Na prática, é possível oferecer um desconto em um produto do estabelecimento parceiro no momento da compra do calçado. Vamos a um exemplo:, ao comprar uma sapatilha, o cliente tem desconto de 10% na aquisição de um perfume na outra loja.

Mulher com máscara em shopping segurando sacolas
Trabalhar parcerias oferece vantagens para vários lojistas.

Para dar certo, é preciso ter divulgação e parcerias que façam sentido. Portanto, procure lojas que possam “casar” a venda, como joalherias e perfumarias.

16. Cestas e kits de Dia dos Namorados

As cestas e kits são presentes que sempre dão muito certo, pois são uma mão na roda para clientes que não planejaram nada ou deixaram para adquirir um presente de última hora. 

Os kits podem ser feitos com produtos interessantes e que tenham certa associação. Por exemplo, para tênis de esporte, fazer um par com chinelos macios e confortáveis, pensando que, após a atividade física, a pessoa irá querer um bom descanso para os pés.

Você pode também investir em outros produtos que não são necessariamente do ramo de calçados, como bolsas e cintos. 

Muitas pessoas gostam de fazer a combinação desses dois acessórios com calçados, portanto, que tal montar um kit que tenha as mesmas nuances de cor? 

Outra opção é a cesta ou a festa na caixa para Dia dos Namorados. Para estabelecimentos que atuam no ramo alimentício, esse tipo de presente já é muito conhecido. Para calçados, você pode montar algo mais simples e deixar um vale-presente. 

Muitas lojas trabalham com vale-presente e, por isso, disponibilizam essa opção com diferentes faixas de preço, considerando os distintos  públicos.

17. Embalagens personalizadas

Especificamente para a data, vale a pena personalizar a embalagem e a deixar com a “cara” da comemoração. Além de inovar e causar interesse no cliente, ela pode ser ótima para deixar a marca na lembrança dos compradores. Para isso, não esqueça de deixar o nome da loja, telefone e redes sociais, desde que não sejam muito grandes e comprometam o design.

vendas para o dia dos namorados
Entre as ações de vendas para Dia dos Namorados devem estar as embalagens personalizadas.

18. Atendimento em todas as plataformas

Se tem algo que os lojistas aprenderam durante o período de pandemia é a importância de estar presentes em diferentes plataformas

Apesar dos pequenos comerciantes estarem acostumados apenas com as vendas em loja física, devido ao contexto, é essencial explorar outros meios de conquistar clientela. 

As redes sociais, por exemplo, são um exemplo disso. Muitas lojas começaram a investir fortemente nelas para compensar as vendas que não aconteciam no espaço presencial. 

Mesmo com as lojas físicas funcionando, é interessante manter-se presente nas redes sociais para alcançar mais pessoas e ter a oportunidade de faturar mais. 

Esteja no Facebook, Instagram e WhatsApp, mas lembre-se de atender com calma, paciência e disponibilidade para tirar dúvidas, enviar fotos e auxiliar o cliente.

19. Feedback

O feedback do cliente serve para que o lojista saiba quais são as reais satisfações e insatisfações do consumidor. Que tal aplicar isso após ou durante a data comemorativa na loja?

Pode ser uma pesquisa simples, como o atendente perguntando no caixa como foi a experiência de compra; ou outra mais detalhada, como um pequeno formulário físico ou virtual.

Independentemente de qual seja, é importante que o feedback aconteça. Dessa forma, o gestor pode entender o que aplicar ou não para as próximas oportunidades.

20. Delivery de calçados

O delivery de calçados ou roupas tornou-se um aliado das lojas no período de pandemia. Ele, associado às redes sociais, formam uma dupla perfeita!

Muitos consumidores gostaram desse formato de vendas e, por isso, é necessário continuar a investir. 

O delivery de calçados é essencial para facilitar a vida dos clientes que não têm muito tempo para buscar o presente ideal nas lojas físicas ou, então, para aqueles que ainda não se sentem dispostos a sair de casa e enfrentar o comércio.

Para o Dia dos Namorados, invista em promoções para o delivery, com entrega gratuita e horários estendidos.

21. Ativação de clientes antigos

Toda loja tem clientes antigos, que sempre comparecem e compram da marca. Para o Dia dos Namorados, é interessante lembrá-los, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou pessoalmente, principalmente se esse comprador não aparece há algum tempo no estabelecimento.

Para impulsioná-lo a ir à loja e comprar na data, é possível flexibilizar alguns preços, como oferecer descontos a ele em alguns produtos.

22. Conteúdo relevante

Que tal, além dos produtos, oferecer algo pertinente para o dia aos clientes? Para implementar essa ação, as redes sociais podem ser ótimas! Uma ideia é fazer postagens com dicas para surpreender o(a) amado(a) ou sugestões de filmes românticos para curtir no dia.

Mulher negra gravando vídeo
Uma boa ideia para vender no Dia dos Namorados é a criação de conteúdo relevante para redes sociais.

Isso pode fazer o cliente ter outra visão sobre a marca, aquela em que a loja não deseja só fazer com que ele compre, mas está interessada em tornar a sua experiência mais agradável.

23. Concurso cultural

Uma dica interessante de conteúdo para as redes sociais são os concursos culturais. Essa é uma ótima forma de se aproximar do seu público e, até mesmo, conhecer um pouco mais sobre ele. 

Os concursos culturais não requerem muito esforço, mas é necessário que tudo esteja devidamente organizado e que tenha alguém que se responsabilize pelo projeto e possa ir tocando-o. 

Para realizar o concurso, você pode pedir que os seus clientes enviem fotos de casais ou escrevam a mais bela declaração de amor. Em seguida, a votação pode ser feita pelo seu time ou, até mesmo, nas redes sociais. 

No caso do Facebook, que permite o envio de fotos por comentários, a imagem que tiver mais curtidas pode ser a vencedora. Já no Instagram, pode ser a melhor declaração de amor. 

Outra opção é pedir o envio das fotografias e publicar nas suas redes sociais. Assim, as pessoas podem curtir e, no final, será mais fácil verificar. 

24. Comunicação que respeite a diversidade

Nos últimos anos, as vendas para Dia dos Namorados têm sido cada vez mais pautadas em diversidade e o respeito à pluralidade de casais. Não há dúvidas de que incluir todos os tipos de amor faz total diferença e permite que o consumidor sinta mais proximidade com a marca. 

Além de ser uma boa estratégia de vendas, é também uma forma de se posicionar perante uma causa importante, assim como promover o respeito a todos. 

Portanto, se for fazer posts com imagens, não paute apenas os casais heterossexuais, como também todos os outros tipos. Essa é uma forma de chamar a atenção de outras pessoas e mostrar a elas que a sua loja respeita e apoia a todos. 

25. Dia dos Solteiros

Essa é uma dica de ouro para enriquecer ainda mais a data! Por que focar apenas no Dia dos Namorados no varejo se você pode expandir mais as suas vendas?

Aproveitar a data para brincar com o Dia dos Solteiros também é uma boa alternativa. 

E, nesse caso, muitas dicas que demos aqui também são válidas! As brincadeiras nas redes sociais, os sorteios e brindes são grandes aliados. 

Foque em uma comunicação divertida e que foque na importância do amor-próprio e de se presentear. 

Com as nossas dicas para fortalecer as vendas para o Dia dos Namorados, você poderá planejar diversas ações e usufruir todo o potencial dessa data!

Coloque-as em ação, mas também não deixe de atualizar o seu estoque para garantir as melhores opções de produtos para os seus clientes! Clique no banner e descubra as novidades.

Distribuidora Wilson143 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password