Antes de pensar nos diferenciais da marca e em como surpreender o cliente, é preciso se atentar ao fundamental, ou seja, aos itens e acessórios que não podem faltar dentro de uma loja de calçados.
Quer saber quais são eles e o porquê você deve tê-los? Leia o post!
1. Espelhos
Itens fundamentais para lojas do varejo, os espelhos são parte importante para o bem-estar do cliente e o seu processo de compra. Não basta tê-los, é preciso que eles sejam funcionais, bem iluminados e estratégicos, afinal, são um gatilho para a venda do produto.
Por essa razão, além dos espelhos de parede, é necessário ter modelos de chão, para que a experimentação dos calçados seja mais agradável. Lembre-se de ter mais de um acessório, uma vez que mais de um cliente pode estar experimentando no momento.
2. Expositores
Os expositores de calçados são grandes “vendedores” e têm influência ativa na compra do produto. Sendo assim, ter modelos atrativos e funcionais são obrigação de qualquer estabelecimento calçadista.
Antes de ordená-los, entenda como é, geralmente, a movimentação dos clientes na loja. Separe os produtos de acordo com a intenção de venda e aproveite cada espaço dos expositores em lugares específicos da loja.
Fique atento à direção do olhar do consumidor ao entrar na loja e em sua jornada dentro do estabelecimento. Considere que, assim como a ausência, o exagero de produtos pode “cansar” a visualização dos clientes.
3. Poltronas
Todo e qualquer cliente deseja comodidade, e isso está ligado ao processo de compra, em que o desejo é encontrar o produto de forma rápida, barata e satisfatória. Qualquer “falha” nesse processo pode prejudicar a experiência desse consumidor.
No caso das poltronas, elas servem tanto para clientes que estão experimentando quanto para os acompanhantes, que têm um local para sentar enquanto aguardam o companheiro finalizar a compra.
Desse modo, tenha algumas dispostas na loja. Assim, você passa uma boa impressão e garante que todos os visitantes fiquem confortáveis.
4. Filtro de água
Embora não seja um item indispensável, ter um filtro de água é um diferencial para a loja. É certo que ele exigirá um investimento de manutenção (às vezes, até diário), mas é um fator que pode impactar positivamente na experiência de compra do cliente.
Você pode optar por bebedouros que dispensam copos plásticos. O uso dos descartáveis se torna um custo extra para a loja e ainda e contribui com a poluição ambiental. No final das contas, vale a pena considerar a ideia.
5. Climatizadores
Sejam ventiladores, climatizadores de chão ou ares-condicionados, é papel de todo lojista oferecer climatização dentro da loja.
Outro ponto importante é saber controlar a temperatura. É preciso pensar em uma climatização equilibrada tanto para dias frios quanto para os de calor. Uma alternativa é se basear por um termômetro, ou seja, quanto ele registrar uma temperatura específica, é o momento de intensificar ou reduzir a temperatura do estabelecimento.
6. Lixeiras
Dispor de uma quantidade suficiente de lixeiras no espaço é fundamental para o tráfego de pessoas na loja, para a limpeza do ambiente e para a funcionalidade do momento da coleta. Além disso, os consumidores não precisam segurar outros acessórios descartáveis na mão por não terem onde descartá-los.
7. Organizadores de filas
Independentemente do porte na loja, é importante ter organizadores de filas nos caixas. Existem os pedestais em plástico ou metal e também separadores com prateleiras de produtos, que podem ser um gatilho para o cross ou up-sell.
Em dias de baixo fluxo, não há a necessidade em ter esse controle com filas, mas em dias intensos é importante garantir que os clientes saibam onde pagar ou trocar seus produtos.
Sua loja oferece algum acessório fundamental que não citamos no conteúdo? Deixe nos comentários!