Como fazer um ecommerce: 5 estratégias para montar sua loja virtual

Como fazer um ecommerce: 5 estratégias para montar sua loja virtual

Como fazer um ecommerce_ X estratégias para montar sua loja virtual
Como fazer um ecommerce_ X estratégias para montar sua loja virtual


O cenário do ecommerce tem se destacado significativamente no panorama varejista, consolidando-se como um caminho valioso para fazer os negócios expandirem. Segundo o relatório
Webshoppers da NIQ Ebit, o segmento continua a crescer.

No primeiro semestre de 2023, o número de consumidores no universo online chegou a 53 milhões. O crescente impulso do mercado do comércio eletrônico oferece uma perspectiva promissora para empreendedores que buscam alavancar suas operações e atingir um público mais amplo.

Para você aproveitar esse crescimento, é válido aprender como fazer um ecommerce. Portanto, confira 5 estratégias para montar sua loja virtual do zero!

1. Escolha a plataforma

O ponto de partida para a criação de um ecommerce é escolher a plataforma ideal para o seu comércio. Nesse sentido, é necessário destacar parte do seu tempo para avaliar qual, entre as múltiplas opções disponíveis, atende melhor às demandas operacionais e específicas do negócio. 

Por isso, é importante analisar com atenção aspectos como:

  • facilidade de uso;
  • possibilidades de personalização;
  • suporte técnico oferecido, entre outros.

2. Realize o cadastro dos produtos 

Como fazer um ecommerce: 5 estratégias para montar sua loja virtual
Como fazer um ecommerce: 5 estratégias para montar sua loja virtual

A plataforma ajuda a oferecer uma experiência de compra satisfatória aos clientes, mas também é fundamental ter um catálogo bem organizado. Desse modo, os produtos devem ser cadastrados de forma clara e completa.

Ressalte os atributos mais importantes dos itens e mostre imagens de alta qualidade. A transparência na apresentação das informações constrói uma relação de confiança com o consumidor, pois demonstra um compromisso genuíno com a clareza e a honestidade.

3. Selecione sistemas de pagamentos seguros 

Outro ponto essencial a considerar ao fazer um ecommerce pensando na jornada de compra do cliente é a escolha do meio de pagamento. Para aumentar as chances de fechar vendas e trazer maior satisfação ao cliente, é interessante disponibilizar opções diversificadas e seguras.

Entre os meios de pagamento mais utilizados estão o cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Também é pertinente contar com gateways (sistemas) seguros que façam a conexão entre a loja virtual e o seu banco.

4. Estruture o processo de logística 

Quando o cliente efetua o pagamento em uma operação de ecommerce, é o momento de demonstrar a eficiência da sua operação logística. Veja o que é preciso:

  • planejar e otimizar o processo de entrega;
  • gerenciar estoques de forma inteligente;
  • oferecer opções de rastreamento;
  • garantir a segurança dos produtos. 

Esses elementos são essenciais para assegurar a satisfação do cliente e a reputação positiva da loja. Juntos, eles são fatores que se traduzem em fidelização e aumento das vendas.

5. Atente-se à experiência do cliente 

Para se destacar no mercado online, não basta vender produtos ou serviços. É preciso oferecer uma experiência de compra memorável, que envolva o cliente em todas as etapas do processo — desde a escolha do produto até a sua entrega.

Nesse sentido, os feedbacks são essenciais para avaliar a satisfação do cliente e melhorar os serviços prestados. Criar um ambiente amigável e confiável é essencial para fidelizar seu público e construir uma base sólida e duradoura.

Após ver estas 5 dicas, agora você sabe como fazer um ecommerce para ingressar no universo das vendas online. Em um cenário em que a presença digital é cada vez mais necessária, investir na criação de um site de vendas online completo é um dos caminhos para você se destacar. 

Esse artigo foi útil? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube e acompanhe novas postagens! 

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Pinterest

2 respostas

  1. Muito boa essas dicas, deixando uma espectativa positiva para iniciar um ecommerce com mais segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *