Cyber Monday 2021: oportunidade para vendas online

Provavelmente, você já ouviu falar em Cyber Monday, certo? Desde 2012, a data comemorativa do varejo vem ganhando espaço entre o comércio brasileiro e, atualmente, já demonstra ser uma boa oportunidade para alavancar as vendas no segundo semestre do ano! 

Por ser uma data específica para o comércio digital, a Cyber Monday 2021 é uma grande aliada dos lojistas, especialmente considerando o nosso cenário atual, marcado pela pandemia e a crise no varejo físico. 

Se você não trabalha com e-commerce, fique tranquilo! Ainda dá tempo de investir nas redes sociais ou em um marketplace. O importante é começar a planejar as suas ações com antecedência para aproveitar o potencial da data. 

Neste post, você confere a história da Cyber Monday, as opções de espaços para vender na internet e como preparar a sua loja de calçados para esse momento. Vamos conferir!

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday, ou Segunda-feira Cibernética, aconteceu pela primeira vez em 2005, nos Estados Unidos. A data foi criada pela National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo, em tradução) como uma proposta para incentivar as vendas on-line.

Nos Estados Unidos, ela acontece na primeira segunda-feira após o feriado de Ação de Graças, momento em que os norte-americanos iniciam a temporada de compras para o Natal. Atualmente, a data é realizada todos os anos em diversos países, incluindo o Brasil.  

Inicialmente, as ofertas da Cyber Monday eram mais focadas em eletrônicos, como smartphones. Com o tempo, lojas de diversos ramos entraram na onda e fizeram dessa data uma forma de agitar as vendas para o fim de ano e pegar carona na Black Friday. 

A Cyber Monday Brasil 2021 acontecerá no dia 29 de novembro. Em geral, ela sempre ocorre na primeira segunda após a Black Friday. 

Qual foi o cenário de 2020?

De acordo com a Cyber Monday Brasil, o ano de 2020 bateu um recorde de vendas, gerando um faturamento de R$ 700 milhões no país, o equivalente a um crescimento de 41% comparado à edição de 2019.

A edição de 2020 contou com grandes lojistas do Brasil, como Magazine Luiza, Americanas, Meliuz e outros. 

Onde vender na internet?

Para quem já trabalha com e-commerce, preparar-se para a Cyber Monday 2021 será bem mais simples, considerando que você já tem toda a estrutura pronta para receber os seus clientes on-line. 

Mas se você não tem o próprio site, fique tranquilo, pois ainda dá tempo de entrar no mundo digital e começar a vender! Redes sociais e marketplaces podem ser os seus grandes aliados para a Cyber Monday. 

Pessoa selecionando calçado em ecommerce
Uma das vantagens de ter uma loja online é poder atingir diferentes públicos em diversas cidades do país.

Redes sociais

Redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp também podem se tornar um canal de vendas. Durante a pandemia, muitas lojas físicas começaram a investir nesses espaços para divulgar produtos e manter contato com o cliente, especialmente aquelas que nunca trabalharam com e-commerce. 

Atualmente, o Instagram e o Facebook já possuem opções para quem quer vender por essas plataformas, facilitando todo o processo. 

E se você agora está se perguntando “vou escolher as redes sociais, mas como faço com os pagamentos?”, não se preocupe! Os links de pagamento são boas opções para quem quer fechar vendas no cartão de um jeito bem prático e seguro.

Ou seja, você não precisa ficar limitado a vendas apenas em sua cidade ou por depósito. Com os links de pagamento, é possível vender para qualquer lugar do Brasil – sem considerar o trabalho de logística e frete dos produtos.

Se for vender nas redes sociais, lembre-se que é importante respeitar as especificidades de cada uma e, claro, usar e abusar dos recursos que elas destinam para empresas, como veremos em seguida. 

Instagram

Se for escolher vender no Instagram, lembre-se que o ideal é utilizar um perfil comercial. Isso porque esse tipo de conta oferece muitas ferramentas para que lojas possam gerenciar o negócio. Por exemplo, nessa modalidade, você consegue ter acesso a gráficos que mostram quem é o seu público, quais posts tiveram melhores resultados, entre outros detalhes.  

Além disso, é importante considerar alguns dados: segundo o Instagram, 90% das pessoas usuárias do app seguem alguma empresa. Outro número interessante é que 50% dos usuários ficam interessados em uma marca quando veem um anúncio nessa rede social. 

O Instagram é uma boa opção não só para vender, mas também para produzir conteúdo para sua marca, já que oferece funcionalidades como o reels, stories, guias e a opção shopping que possibilita a compra diretamente do app. 

Facebook

O Facebook também oferece opções para o seu negócio que valem a pena ser exploradas para alavancar as vendas na Cyber Monday. 

Você pode criar lives, conteúdos para stories, trabalhar com grupo para criar mais conexões com os seus clientes e, até mesmo, aproveitar a função de loja. 

WhatsApp

Se a sua preferência for vendas por WhatsApp, lembre-se que a versão para empresas oferece recursos muito práticos, como as mensagens automáticas, respostas rápidas e, até mesmo, catálogo. Recentemente, foi liberada a opção de pagamento para as contas, o que pode ser um grande aliado na hora de comprar os seus clientes. 

cyber monday
Cyber Monday: marketing e ideias boas são essenciais para vender nas redes sociais.

Marketplace

Se você pensa em algo mais estruturado além das redes sociais, o marketplace pode ser uma boa alternativa. Ele funciona como uma plataforma de vendas colaborativa, ou seja, diversas lojas ficam disponíveis para vender diferentes produtos. O site Mercado Livre é um exemplo. 

Algumas vantagens desse tipo de plataforma são o baixo investimento, a facilidade em ser encontrado, uma estrutura completa para vendas e a diversidade de público. Ao mesmo tempo, há desvantagens, como a dependência da plataforma e a alta competição. 

Um dos benefícios de ter uma loja on-line é poder atingir diferentes públicos em diversas cidades do país.

Se for trabalhar com marketplace, não se esqueça de investir em estratégias para ficar mais visível para os consumidores e atraí-los para uma oportunidade de venda. 

Outro ponto importante são as fotografias, que devem ser caprichadas e boas o suficiente para substituir o contato presencial com o calçado. Portanto, dedique-se para tirar bons cliques, sempre atentando-se para a iluminação e qualidade da imagem. 

No marketplace, também é fundamental trabalhar com boas descrições. Por isso, nada de preguiça: é preciso contar tudo sobre o calçado para o cliente! Escreva sobre o material, medidas e aproveite para dar dicas de como usar o produto.

Como aproveitar a Cyber Monday 2021

Após escolher a sua plataforma de venda, chegou o momento de se planejar para aproveitar ao máximo a Cyber Monday 2021 para aumentar a sua venda de calçados. Sem dúvidas, esse é um bom momento para você fazer uma queima de estoque de produtos que já estão parados por um bom tempo ou que sobraram da Black Friday.

Mais do que isso, esta é uma oportunidade para divulgar a sua loja, alavancar as suas vendas e criar público no mundo digital. 

Para isso, é necessário ter atenção, dedicação e objetivos bem claros que irão direcionar a sua loja de calçados. 

Comece pelo planejamento. Separe quais os produtos irão entrar na promoção, até quanto você pode dar de desconto, verifique o seu estoque e comece a pensar em quais canais irá divulgar e como vai fazer isso.

Prepare descontos e promoções

Quer se diferenciar da sua concorrência? Então comece por pensar em descontos e promoções únicas. Você pode dar uma pesquisada pelas redes sociais ou e-commerces deles para ver o que andam fazendo e, a partir disso, pensar em algo especial.

cyber monday
Promoções criativas na loja é crucial para vender mais na Cyber Day.

Veja quais produtos estão em alta e são os favoritos do momento e monte uma boa promoção ou desconto para eles. Mas lembre-se: antes de pensar em qualquer baixa de preços, faça cálculos para verificar que você não ficará em prejuízo. 

Outra opção atrativa é o frete grátis durante o dia da Cyber Monday, que combina muito bem com vendas em e-commerce ou redes sociais e pesa bastante na decisão de compra do consumidor. 

Crie conteúdos ricos

Mais uma dica valiosa e que cabe bem para qualquer plataforma de vendas: a criação de conteúdo. 

Pense o seguinte: em novembro, muitas pessoas começam a receber o décimo terceiro e a procurar os presentes de Natal, certo? Com a criação de conteúdo, você conduz o consumidor até o presente ideal: os seus calçados. 

Você pode fazer postagens com ideias para presentes em um valor específico. Por exemplo, “5 calçados de até R$100 para presentear neste Natal”. Ou então, que tal criar listas pensando em perfis de públicos? Afinal, quem nunca ficou um pouco perdido na hora de presentear uma namorada ou filho? 

Você pode pensar nos modelos que mais são selecionados por determinada categoria de clientes e montar esses conteúdos a partir dessa informação. 

cyber monday
A criação de conteúdo é uma ótima opção para auxiliar a decisão do cliente ao realizar compras online.

Divulgue produtos diferentes

Parece um pouco óbvio falar sobre a divulgação de produtos diferentes, certo? Mas muitas lojas falham nisso ao escolher sempre o mesmo calçado. Com certeza, o seu estoque tem mais de um produto incrível e que merece ser divulgado para atrair os seus clientes.

Ninguém gosta de ver o tempo todo uma loja postando o mesmo produto, não é mesmo? Essa é uma forma de estimular os seus clientes a voltarem e cogitarem outra compra. 

Por exemplo, imagine que o José (personagem fictício) é um grande fã de tênis e decidiu aproveitar a Cyber Monday para garantir um par novo. Entretanto, ele acaba por entrar em contato com diferentes produtos do seu estoque e decide que a oportunidade é ótima para levar mais de um item. 

O José só será impactado a comprar mais se você oferecer a oferta e a diversidade que ele procura!

Invista na experiência

Se a Cyber Monday 2021 é uma data de grandes oportunidades, então é importante aproveitá-la ao máximo e garantir que a sua loja de calçados vai ficar gravada na mente do consumidor.

Já falamos anteriormente sobre a importância de uma boa experiência unboxing. Então, não há dúvidas de que a Cyber Monday pede por esse carinho especial para surpreender o seu cliente na hora de receber o produto em casa. 

Atente-se à parte visual

Não importa qual espaço de vendas você irá usar para vender, é fundamental investir em boas imagens e fotografias.

O apelo visual é muito importante para atrair consumidores, mas também pede por cuidado, especialmente quando forem artes que serão impulsionadas nas redes sociais. 

Por exemplo, no Facebook existe uma política de que as imagens patrocinadas devem conter até 20% de texto. Portanto, nada de encher os espaços e colocar todas as informações sobre o produto!

Nossa dica: conte com uma agência de publicidade para cuidar de toda a parte visual e ajudar você com a sua estratégia de marketing digital. 

cyber monday
Não basta criar as melhores ofertas: é importante estar atento a todos os detalhes, como qualidade de fotos e artes.

Cuidados essenciais com o e-commerce

Você acabou de conferir algumas ações que se encaixam muito bem em redes sociais, marketplace e e-commerce. E agora, vamos falar especialmente nesse último, afinal, se a Cyber Monday é focada para as lojas virtuais, então o e-commerce precisa estar impecável.

1. Mantenha o seu site mobile friendly

Uma pesquisa feita pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box mostra que 85% dos consumidores com smartphone já realizaram compras por ele, enquanto 23% dos entrevistados alegam não comprar por smartphone por não acharem prático.

Claro que o seu e-commerce não quer ser visto como um site complexo para compras em smartphones, certo? Afinal, isso significa perda de clientes. Portanto, antes de tudo, tenha a certeza de que o seu site está pronto para esse público.

Caso não esteja, conte com a sua equipe técnica para começar a trabalhar urgentemente nisso. Faça testes, siga qual a jornada de compra dentro do seu site e verifique o que seria uma dificuldade ou barreira que contribuiria para a desistência do cliente. 

2. Atraia clientes

Atrair clientes é fundamental em qualquer plataforma que você escolher. Entretanto, o e-commerce se diferencia um pouco porque oferece a possibilidade de trabalhar estratégias mais complexas e divulgar por conta própria os seus produtos (o que não acontece no marketplace). 

Portanto, levar clientes até o seu site de calçados para conhecer as suas promoções para a Cyber Monday 2021 é essencial para o sucesso da sua loja.

Se você tiver uma base de clientes cadastrados via newsletter, usar na Cyber Monday o e-mail marketing pode ser uma estratégia muito boa para direcionar até o seu público as melhores promoções.

Se você já conhece um pouco mais sobre essas pessoas, pode elaborar listas de produtos que façam sentido para elas. 

Uma ideia é criar um desconto exclusivo para quem comprar ao clicar naquele e-mail. Os seus clientes sentirão que são únicos, lembrados e terão a sensação de urgência em utilizar o presente. 

Trabalhe também com ofertas exclusivas para o dia. Por exemplo, algo como “Apenas hoje, todos os calçados femininos com 20% de desconto”.

3. Coloque uma contagem regressiva no site

Prepare com a sua equipe técnica um widget que faça a contagem regressiva do início das promoções. Assim, toda vez que alguém entrar no seu e-commerce, ficará informado sobre uma campanha que está por chegar. 

4. Monitore constantemente

Monitorar o e-commerce é fundamental, especialmente em datas com grande fluxo de usuários. Já imaginou alguma funcionalidade do seu site dar erro bem no dia da Cyber Monday?

Ninguém quer isso e, portanto, é importante que você monitore o site nos dias anteriores até o dia final das ofertas para garantir que nada aconteça. E, caso ocorrer algo, você poderá identificar rapidamente e alertar a sua equipe técnica.

5. Trabalhe com inclusão no seu site

Trabalhar com inclusão é essencial em qualquer que seja a plataforma de vendas que for usar na Cyber Monday. Seja e-commerce, marketplace ou redes sociais, é muito importante operar de forma que pessoas com deficiência também possam ser seus clientes.

Muitas vezes, a falta de acessibilidade afasta diversas oportunidades de venda, justamente por serem barreiras para que pessoas com deficiência naveguem de forma autônoma pela internet. 

Nas redes sociais, é importante inserir a opção #PraCegoVer nas legendas, que funciona como um texto alternativo que pode ser lido por aplicativos para que deficientes visuais possam entender o conteúdo. 

Ao usar vídeos, lembre-se que eles devem vir com legendas, em uma fonte legível e, no máximo, com 47 caracteres por linha. 

Indicamos a leitura do Manual de Acessibilidade para Rede Social, que tem dicas valiosas de como lidar com o assunto. 

6. Encontre um bom fornecedor

Além de todas as sugestões anteriores, ter acesso a um bom fornecedor faz toda a diferença, especialmente na hora de surpreender os seus clientes em datas especiais, como as que surgem no fim do ano. 

Atrair consumidores requer um estoque que agrade a diferentes gostos e que esteja antenado com as últimas tendências. Afinal, é muito perceptível quando uma loja está vendendo peças paradas. 

A dica é ter um bom fornecedor que trabalhe com marcas renomadas no mercado. A Wilson Atacado é um exemplo. Somos especialistas em varejo calçadista e ficamos localizados no Brás, em São Paulo. Além disso, você pode comprar no nosso e-commerce e contar com a praticidade de receber em seu estabelecimento. 

Na Wilson Atacado, você encontra marcas como Alpargatas, Beira Rio, Havaianas, Dakota, Cartago e muitas outras, além de poder contar com o nosso outlet, onde irá encontrar os melhores produtos por um preço acessível.

Clique no banner abaixo e venha conhecer os nossos produtos! 


Distribuidora Wilson143 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password