Principais datas comemorativas para o varejo: quais são elas?

Mãos femininas anotando em calendário principais datas comemorativas

Você sabe quais são as principais datas comemorativas para a sua loja de calçados? Parece uma pergunta óbvia, mas muitos negócios ainda cometem o pequeno erro de apostar em todas as sazonalidades, mesmo aquelas que não fazem sentido para o ramo. 

Investir nessas ações significa gastar tempo e energia em situações que podem não trazer retorno para o seu comércio. 

Para evitar esse cenário, é crucial ter um calendário de datas comemorativas que sejam, de fato, importantes para o contexto do seu negócio e que conversem com o seu público. Dessa forma, todos os seus investimentos serão para ações mais palpáveis e com maiores chances de um retorno positivo. 

Quer saber quais datas adicionar no seu calendário de varejo? Continue a leitura e descubra!

Importância das datas comemorativas para lojas

As datas comemorativas são ótimos gatilhos para vendas, a exemplo disso temos o Natal e o Dia das Mães, umas das sazonalidades mais esperadas por comerciantes, já que são momentos de forte apelo e que incentivam consumidores a irem às lojas procurarem por presentes. 

Isso significa que é fundamental ter um calendário das datas comemorativas bem organizado, para você acertar em cheio nos momentos que motivam os seus clientes a comprar. 

Por exemplo, uma loja que só trabalha com calçados para adultos não precisa se preocupar com campanhas de Dia das Crianças

Quando você desconhece as comemorações importantes para a sua realidade, o que acontece é que irá perder tempo, dinheiro, energia e mão de obra investindo em algo que não irá trazer qualquer retorno. A partir do exemplo que demos, é possível compreender como não faria qualquer sentido pagar por ações de marketing para atingir pais que buscam por presentes para crianças, já que o seu produto é unicamente destinado a adultos. 

O dinheiro investido em uma campanha que não se adequa ao seu negócio poderia ser economizado e aplicado em momentos que a sua loja tem mais chances de faturar. 

Para entender quais datas são importantes, você deve levar em consideração os seguintes pontos:

  • Quem é o seu público?
  • Que tipo de produto você vende?
  • Onde a sua loja atua: no mundo digital, de forma física ou nos dois?
  • A mensagem que quer passar, de fato, tem alguma relevância para o seu negócio?

Considerando isso, você irá entender — ou pelo menos começar — quais sazonalidades se aplicam ou não. 

Principais datas comemorativas no Brasil em 2022

Agora que você já sabe a importância de selecionar com cuidado as principais datas comemorativas, chegou o momento de conferir as sazonalidades que irão ocorrer em 2022 e descobrir quais são as que combinam com o seu negócio. 

Mãos masculinas anotando principais datas comemorativas em agenda
Datas no varejo são importantes para planejamento e criação de campanhas.

01 de março, Carnaval

Carnaval e calçados combinam? Sem dúvidas! Se uma boa parte do seu público são jovens adultos que gostam de festejar e viajar nessa época, vale a pena investir em uma campanha focada nessa comemoração. 

Aposte em calçados coloridos, confortáveis e frescos, que possam ser utilizados em fantasias, festas e blocos de rua. A dica é estar atento às tendências da época para oferecer produtos que podem combinar nos visuais dos clientes. 

08 de março, Dia da Mulher

Você sabia que 76% dos consumidores acreditam que marcas devem apoiar causas sociais? Os dados são de uma pesquisa realizada pela Opinion Box, que buscou compreender a relação entre o público e a importância de negócios terem um posicionamento. 

O Dia da Mulher é uma data importante para conversar sobre assuntos essenciais, como a desigualdade de gênero, violência, visibilidade, entre outros temas. Grande parte das marcas e lojas apostam nesse momento para trazer discursos sobre problemas que tocam esse público. 

Dados do Google Trends mostram o crescimento de buscas sobre esses temas, o que é um ótimo exemplo de como marcas devem agir oferecendo informações relevantes e que, de fato, façam a diferença no dia a dia dessas mulheres.

Mas atenção: posicionar-se sobre temas sociais requer conhecimento e cuidado, para que você não faça apenas por fazer, sem qualquer propósito e só porque todo mundo faz. 

Se quiser investir em campanhas para o Dia da Mulher, estude temáticas, veja o que outras marcas realizam e busque, de fato, entender e dominar o assunto para falar dele com empatia e respeito. 

Fugir dos clichês também é importante, já que, de acordo com pesquisas, 70% das mulheres não se sentem representadas nas mídias

Mas e as campanhas promocionais, podem acontecer? A resposta é sim, mas não ligada aos temas sociais, como violência e desigualdade de gênero. Elas podem estar conectadas a assuntos mais alegres, como bom calçados para acompanhar na busca por sonhos. 

15 de março, Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é mais uma oportunidade para esquentar as vendas no mês de março. A data, como o nome explica, é um momento com o objetivo de homenagear os clientes, e nada como oferecer boas promoções nessa ocasião!

A dica é não ficar apenas preso ao dia, e sim criar a semana ou o mês do consumidor, para aumentar as chances de vendas ao longo de março.

Para cada data sazonal é possível criar uma ação.

08 de maio, Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data que mais vende e, como todo lojista já sabe, vale a pena preparar-se e investir fortemente em uma campanha para essa sazonalidade. 

Um ponto positivo do Dia das Mães é que ele irá aquecer as vendas do mês de maio, mas também as últimas semanas de abril, considerando que muitos clientes compram com antecedência. 

Assim como o Dia das Mulheres, é importante fazer campanhas que, de fato, fujam dos clichês e representem a maternidade como ela realmente é. 

Dar voz às mães que são da sua equipe, contar histórias e criar interações sobre maternidade são bons exemplos de conteúdos que ajudam a fortalecer a relação com os clientes em redes sociais. 

12 de junho, Dia dos Namorados

Não há dúvidas de que o Dia dos Namorados é uma das datas mais esperadas pelo comércio, já que gera diversas oportunidades de vendas. Se a sua loja trabalha com calçados para adultos, é importante investir na sazonalidade.

Na hora de preparar as campanhas e as publicações para redes sociais, lembre-se de apostar na diversidade e incluir diferentes tipos de casais, afinal, representatividade importa e faz com que os seus clientes sintam que aquela comunicação é para eles. 

14 de agosto, Dia dos Pais

Lojas de calçados masculinos ou que vendem produtos para todos os gêneros também devem investir no Dia dos Pais, afinal, muitas pessoas procuram por calçados na hora de presentear. 

Aqui no blog do Doutor Varejo, temos um conteúdo completo sobre o assunto e que irá ajudá-lo a criar todas as ações e campanhas para o Dia dos Pais. 

15 de setembro, Dia do Cliente

O Dia do Cliente segue a mesma linha que o Dia do Consumidor. Por acontecer em setembro, um mês sem datas comemorativas, é uma boa sazonalidade para investir durante o período ou uma semana. 

12 de outubro, Dia das Crianças

A sua loja trabalha exclusivamente com calçados para crianças ou para todas as faixas etárias? Então, não pode faltar as ações que comemoram o dia dos pequenos!

É fundamental estar preparado para o momento com calçados de todos os tipos e com personagens que fazem sucesso entre o público infantil.

Pés infantis com sandália feminina rosa
É importante investir em produtos que façam sentido para a data.

Muitos calçados também acompanham brindes, o que pode tornar ainda mais interessante a compra, já que os pais terão a sensação de adquirir um presente completo. 

25 de novembro, Black Friday

Um dos momentos mais esperados pelos consumidores é a Black Friday, justamente por ser uma ocasião que promete preços extremamente baixos. É uma boa oportunidade para aquecer as vendas de fim de ano e, até mesmo, fazer queimas de estoque

Para aproveitar melhor a data, a dica é estender as promoções para o mês inteiro e, ao chegar no dia, fazer ofertas que superem as expectativas.

28 de novembro, Cyber Monday

Apesar de ser uma data um pouco tímida, aos poucos, ela vem ganhando espaço entre os comerciantes. A Cyber Monday, na verdade, é focada em vendas digitais, portanto, se você trabalha nas redes sociais e/ou com site, não perca essa oportunidade. 

Aproveite a data para vender os produtos que sobraram da Black Friday, inclusive, os que estão parados no estoque. Promoções como “pague um, leve dois” e descontos graduais são propostas interessantes. 

25 de dezembro, Natal

Por último, fechamos o ano com o Natal, mais uma data extremamente importante e que, independentemente da faixa etária, as vendas são garantidas. Não importa qual o público da sua loja, esse é um momento em que qualquer nicho se encaixa. 

Para preparar uma excelente campanha de Natal, confira os nossos conteúdos sobre o tema:

Com as principais datas comemorativas em mãos, chegou o momento de criar o seu planejamento anual. Lembre-se de aproveitar o começo do ano para criar um calendário de todas as ações que irão acontecer e prepará-las com meses de antecedência, para aproveitá-las bem. 

Para ajudar a estruturar o seu planejamento para o ano, indicamos que acompanhe a nossa newsletter para receber dicas de como aproveitar as datas sazonais. Inscreva-se e receba os nossos conteúdos na caixa de entrada do seu e-mail!

Distribuidora Wilson143 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password