Como criar campanha de Dia das Mulheres em loja de calçados?

Campanha dia das mulheres

Criar uma campanha de Dia das Mulheres não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas é essencial que ela seja feita com cuidado, respeito e empatia. Afinal, já se foram os tempos em que a data era vista como um momento de presentear com flores e maquiagem: atualmente, o público feminino vê como uma forma de relembrar a história, denunciar as violências ainda sofridas e ressaltar a importância dos direitos conquistados. 

Saber alinhar o conceito da data com campanhas promocionais requer sensibilidade e atenção, para não tornar-se algo criticado e ofensivo. Por isso, neste post, preparamos tudo o que você precisa saber para não errar na data. Continue a leitura e descubra mais!

Campanha de Dia das Mulheres: é tudo sobre flores?

Talvez as gerações mais antigas tenham se acostumado a ver mulheres receberem flores e chocolates na data, mas muitas coisas mudaram de lá para cá e, atualmente, as homenagens e comemorações do Dia das Mulheres devem fugir dos clichês e focar em assuntos importantes. 

“Mas todos os anos eu faço esse tipo de homenagem e parece dar certo. Por que mudar agora?” 

Apenas 44% das mulheres se sentem representadas pelas mídias, como explica um guia de promoção da diversidade criado pelo Getty Images em parceria com a SeeHer. Isso significa que a maior parte do público feminino não encontra suas características, diversidade, estilo de vida e perspectivas, ilustradas em campanhas feitas por marcas e lojas. 

Para as empresas que apostaram em representar as mulheres de forma real, o retorno sobre investimento (ROI) com anúncios foi de 30%, de acordo com a mesma pesquisa. 

Isso significa que as mulheres não querem mais ser vistas apenas como perfeitas, mães, cuidadoras e outros estereótipos comuns encontrados nessas datas. Elas desejam ser representadas como pessoas reais, donas de seus próprios sonhos e desejos, com suas vulnerabilidades e dificuldades, e que podem conquistar muitas coisas além da maternidade.

E por falar nisso, as próprias campanhas de Dia da Mulher que abordam as mães falham nessa missão: de acordo com o Think With Google, elas não se sentem representadas com publicidades. Entre os aspectos que menos gostam estão:

  • mãe perfeita — 36% das entrevistadas discordam com esse estereótipo.
  • mãe está sempre feliz — 29% não concorda com essa afirmação.
  • mãe é heroína e dá conta de tudo — 26% não se sente representada com essa ideia. 
Campanha dia das mulheres
As homenagens para o Dia da Mulher devem ser feitas pautadas na representatividade.

Como podemos ver até agora, é crucial que, na hora de pensar em frases para o Dia Internacional da Mulher, promoções, comunicação de rede social etc., devem retratar o público feminino de forma realista e diverso, além de buscar abordar assuntos importantes para estimular a reflexão de todos os consumidores. 

Quais assuntos abordar em posts de Dia das Mulheres e outras comunicações?

Se você chegou até aqui é porque compreende a necessidade de mudar o posicionamento da sua loja de calçados durante a campanha de Dia das Mulheres, afinal, 76% das pessoas acreditam que marcas/empresas devem posicionar-se sobre causas sociais, como explica a pesquisa “Marcas e o posicionamento em questões políticas e sociais” da Opinion Box. 

O mesmo levantamento mostra que 34% dos entrevistados comprariam mais de uma marca que apoia causas sociais, 36% apoiaria esse negócio publicamente e 37% indicaria para amigos

Considerando esses números, quais assuntos abordar? As pesquisas realizadas tanto pelo Google quanto pelo Gettyimages com a SeeHer trazem pontos interessantes que vale a pena entrar no seu radar. 

Em 2021, o Google Trends fez um levantamento sobre o crescimento das pesquisas de determinados termos durante a pandemia. Os resultados ilustram claramente a necessidade de abraçar causas mais próximas das realidades das mulheres.

Durante o período, foi observado o crescimento da busca de termos como “cansada mentalmente”, “cansada psicologicamente” e “mãe cansada”, como podemos observar no gráfico.

Em 2020, o interesse de busca por “violência doméstica” bateu o recorde dos últimos 11 anos, assim como pesquisas com termos sobre como denunciar violência doméstica.



Além de temas mais densos, a busca por mulheres inspiradoras cresceu em 2020, com pesquisas como “mulheres que fizeram história”, “mulheres que mudaram o mundo” e “mulheres na pandemia”. 

 

Compreender dados de busca mostra muito sobre o comportamento das mulheres e o que elas realmente são e como querem ser vistas. Dessa forma, abordar temas de inspiração, trazer curiosidades históricas, abordar temas sociais como violência doméstica, desigualdade de gênero, saúde e bem-estar, aceitação do corpo, empoderamento feminino, sororidade e outros assuntos, fazem toda a diferença na hora de pensar na sua comunicação para a data.

Como conversar com o seu público na data?

Se você tem dúvidas de como colocar tudo isso em prática, nós vamos explicar melhor. Antes disso, é importantíssimo destacar que essa abordagem não deve ser utilizada apenas para alavancar vendas, e sim com responsabilidade social e envolvimento. 

Primeiramente, para uma boa comunicação é necessário existir conversas reais e com empatia. Portanto, tudo o que for fazer deve ser com carinho e com o olhar de trazer informações e ajudar esse público, além de, claro, homenagear de forma sincera e respeitosa. 

Busque abrir conversas nas redes sociais, conheça as histórias das suas consumidoras e colaboradoras, dê espaço para que experiências reais sejam compartilhadas. 

Em segundo, ao criar cartazes para Dia das Mulheres e outras comunicações, analise com cuidado as imagens que serão utilizadas. De acordo com o guia da Getty Images e Seeher, já citado, alguns pontos importantes para pensar são:

  • As imagens reforçam estereótipos?
  • Você está utilizando a cor rosa predominantemente para representar as mulheres?
  • Existe diversidade em relação à aparência das mulheres?
  • Há mulheres com diferentes tons de pele, texturas de cabelo, características faciais etc.?
  • Você está incluindo mulheres da comunidade LGBTQIA+ de forma real e respeitosa?
  • Os corpos das mulheres são reais? 
  • A sua campanha inclui mulheres com deficiência?
  • Existem diferentes tipos de idade?
  • Há a inclusão de mulheres de religiões distintas?

Ações para o Dia da Mulher

Agora que você já sabe a importância de mudar o posicionamento da sua loja, conhece temas importantes para trabalhar e aprendeu quais pontos considerar na comunicação visual da sua campanha, chegou o momento de descobrir algumas ações que podem ser feitas dentro do seu comércio de calçados. 

Brinde para o Dia das Mulheres

Os mimos já são uma tradição na data e é comum vermos diversas lojas oferecendo pequenos presentes para as clientes no dia. 

Campanha dia das mulheres
Os brindes são sempre bem-vindos.

Uma boa dica de brinde mais acessível são docinhos, que costumam agradar a todas. Junto deles, você pode enviar um cartão para Dia das Mulheres com mensagens de incentivo, de reflexão e, até mesmo, com curiosidades sobre mulheres inspiradoras, como já foi abordado neste texto. 

Outra ideia que tem se tornado muito popular são os vasinhos de suculenta ou cactos, acompanhados de mensagens. Por serem plantas fáceis de cuidar, acabam por conquistar o público e a ter boa aceitação. 

Uma sugestão é pensar em conceitos. Por exemplo, considerando o autocuidado, brindes relacionados a dormir melhor e a momentos de relaxamento podem ser boas ideias. Finalize com um cartão trazendo informações importantes sobre saúde mental e deixe o convite para que a mulher tire mais momentos para si. 

Sorteio de Dia das Mulheres

Sorteios sempre são brincadeiras bem-vindas e que geram um ótimo engajamento. Para a data, vale a pena investir em um que conte com parcerias, como restaurantes e outras lojas. 

Ao invés de focar em salão de beleza, manicure e prêmios relacionados à estética, dê preferência para experiências que possam entreter a sua consumidora, como bilhetes para o cinema, vale-compras em alguma loja, jantar para duas pessoas e, até mesmo, uma aula experimental de yoga ou de dança — lembre-se de pensar em algo relacionado ao conceito da sua campanha que, inclusive, pode casar com o brinde. 

Promoções

Além dos diálogos sobre assuntos cruciais, há espaço para as promoções. Você pode abraçar conceitos como liberdade, expressão, empoderamento, conforto, entre outros. 

Aqui, vale apostar em opções como cupons, desconto progressivo, leve um pague dois, e outras opções já conhecidas. 

Para clientes que compram pelas redes sociais ou por outros meios digitais, vale oferecer entrega gratuita, o que irá tornar a promoção ainda mais atraente. 

Criar uma campanha para Dia das Mulheres é algo que deve ser estudado a fundo e uma ótima oportunidade para conectar-se com as suas clientes. Uma opção é contar com profissionais da área de publicidade para ajudar a fazer da melhor forma e acertar na comunicação. 

Novamente, voltamos a ressaltar sobre a importância de não fazer diálogos apenas por vendas, mas com propósito social, o que irá agregar muito mais valor à sua loja de calçados. 

Gostou das dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos sobre promoções, campanhas e como aproveitar as datas comemorativas!

Distribuidora Wilson143 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password