TikTok para negócios: primeiros passos para lojas de calçados

Tik Tok para negócios

Crédito editorial da imagem de capa: diy13 / Shutterstock.com

Dancinhas, desafios e brincadeiras: essas, provavelmente, são umas das primeiras palavras que passam na cabeça de alguém quando o assunto é TikTok. Popular entre os mais jovens, o app é um verdadeiro sucesso e tornou-se uma febre durante o período de isolamento social. Consequentemente, é mais um dos espaços que estão na mira de empresas que querem construir uma boa presença digital. 

É claro que o TikTok para negócios não é para todos, afinal, depende bastante de quem é o público. Se a sua loja de calçados atende jovens abaixo dos 30 anos, vale a pena estudar as possibilidades de criar um perfil no app e começar a explorar novas oportunidades de divulgar o seu comércio. 

Quer saber mais e aprender tudo do zero? Continue a leitura e confira as nossas dicas para a sua loja de calçados!

O que é TikTok?

Se você está presente nas redes sociais, provavelmente já viu alguns vídeos curtos com pessoas fazendo dancinhas, desafios ou, simplesmente, dublando falas engraçadas. Esse estilo de conteúdo surgiu com o TikTok, app que cria clipes de 15 a 60 segundos e que oferece diversas opções para editar as imagens e torná-las engraçadas e bastante dinâmicas.

O Brasil é o segundo país que mais usa o aplicativo, perdendo apenas para a China. Atualmente, cerca de 4,72 milhões de brasileiros usam o TikTok, mas estima-se que até 2025 esse número cresça para 4,92 milhões, como explica a pesquisa da Statista

Quem é o público do TikTok?

Assim como qualquer rede social, investir em TikTok para negócios vale a pena apenas se o seu público estiver por lá. Por isso, é necessário entender quem é a sua persona e quem são as pessoas que estão presentes no app. 

Segundo o levantamento da Business of Apps, 35% dos usuários têm de 19 a 39 anos; 28% abaixo de 18; 19% mais de 39 anos e, por último, 18% representam o grupo dos 30 aos 39.  

 As mulheres também são as usuárias mais ativas no app e representam 59%

Em resumo, se o seu público são jovens e, sobretudo, mulheres, o TikTok pode ser uma nova oportunidade de criar relacionamento e divulgar os produtos da sua loja de calçados. 

Tik Tok para negócios
O TikTok é uma boa ideia para lojas que trabalham com públicos mais jovens.

Vantagens do TikTok

Uma rede social exclusivamente de vídeos pode parecer, em primeiro momento, um pouco assustadora. Mas fique tranquilo! Apesar de parecer algo bastante complexo, o app oferece diversas vantagens para tornar a navegação mais fácil. 

A primeira delas é a criação dos vídeos, como falaremos mais adiante. Editar clipes parece um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Afinal, estamos acostumados a ver apenas profissionais fazendo esse tipo de conteúdo. 

A boa notícia é que o app oferece vários recursos para você fazer suas próprias edições e tornar o seu conteúdo muito mais interessante — continue a leitura para aprender a fazer isso. 

A segunda vantagem é que os algoritmos do TikTok são grandes aliados e vão distribuir os seus vídeos para pessoas que estão em localização próxima a sua e que têm interesses semelhantes aos seus. 

Algoritmo é o nome dado para uma sequência lógica que tem um objetivo. Esse raciocínio é inteligente e analisa dados para cumprir a meta. Por exemplo, quando navegamos no Facebook e ele mostra uma determinada postagem, é porque compreende o tipo de conteúdo que os seus amigos gostam, quais as chances de você engajar, o nível de proximidade entre você e quem postou etc. 

Esse conjunto de sequências lógicas faz com que o Facebook entenda que aquele post irá agradar você. Ou seja, os algoritmos compreendem que determinado assunto irá te interessar baseado em diversas informações. 

Os algoritmos do TikTok distribuem muito bem os vídeos por meio de três etapas: a primeira, ele mostra o clipe para 500 pessoas para entender se elas gostam do conteúdo e se ele deve continuar para as próximas fases. 

Depois, ele é distribuído para 50 mil pessoas. Se houver um bom engajamento ele será mostrado para até meio milhão de usuários. 

Como usar o TikTok e criar um perfil comercial?

Se você chegou até aqui e entende que o TikTok tem tudo a ver com o seu público, então este é o momento de começar a pôr a mão na massa. Primeiramente, você deve criar uma conta no TikTok e, em seguida, transformá-la em um perfil comercial — não se esqueça de criar um nome de usuário que tenha tudo a ver com a sua loja de calçados. 

Para você aprender a criar a sua conta, nós indicamos que assista o vídeo do canal Paula Tebett — Mídias Sociais na Prática

A conta de TikTok para negócios oferece uma série de benefícios que vão ajudar muito a compreender o desempenho do seu conteúdo e a conhecer melhor o seu público. As funcionalidades para esse tipo de perfil são:

  • Dados de desempenho e audiência
  • Guia de conteúdos para empresas
  • Demonstração de vídeos
  • Biblioteca de músicas comerciais
  • Web Business Suite

Para aprender a navegar por essas opções, assista por inteiro o vídeo que indicamos acima. 

Criação de conteúdos para loja de calçados

Agora que você já sabe as vantagens do app, chegou o momento de se inspirar com algumas dicas de como crescer no TikTok e criar bons vídeos.

1. Aposte em vídeos com som

As músicas e trilhas são a essência da rede social e não faria sentido criar clipes que excluem elas. Você pode pensar em conteúdos engraçados com dublagem de falas e representar situações que estejam conectados aos clientes de lojas de calçados. Ou então, apenas utilizar músicas para mostrar produtos.

2. Seja direto

Os vídeos no TikTok são bastante curtos e isso significa que não há tempo para enrolações. Deixe claro qual o objetivo do clipe logo de cara. Por exemplo, se for mostrar um produto, não deixe para fazer no final. 

Apenas lembre-se que, apesar do vídeo ser direto, é importante criar um conteúdo com contexto, ou seja, uma pequena história.

3. Planeje os clipes com antecedência

Assim como em outras redes sociais, tudo deve ser planejado. Ou seja, nada de fazer vídeos apenas por fazer, porque isso implica em gastar tempo com algo que pode não fazer sentido para o seu público. 

Apesar de ser um app bastante descontraído, leve com seriedade. Crie roteiros, pense em temas e nunca deixe para fazer algo em cima da hora.

4. Inspire-se na vida real

Vídeos que sempre fazem sucesso no TikTok são aqueles que trazem situações engraçadas do cotidiano e que geram identificação com grande parte das pessoas. Esse tipo de conteúdo é uma boa ideia para aumentar o engajamento da loja e não é difícil de fazer. 

Com certeza você e os seus vendedores conseguirão pensar em boas histórias relacionadas aos clientes. Tire um momento para ouvir o seu time e pensar em bons roteiros.

Tik Tok para negócios
Reunir os vendedores para pensar em ideias engraçadas pode ser uma boa forma de planejar as publicações no TikTok.

5. Aproveite as tendências

Outra forma de se dar bem com o TikTok para negócios é acompanhar o que está em alta. Busque conhecer as músicas, desafios e brincadeiras que estão fazendo sucesso e veja se elas se encaixam ao propósito da sua loja. 

Lembre-se de sempre criar vídeos no momento em que o assunto está em destaque. Posteriormente, pode se tornar algo descontextualizado e desatualizado. 

Como editar vídeo no TikTok?

Agora, sim, chegou a hora de aprender a como gravar TikTok e a editar o seu vídeo. Para isso, indicamos o vídeo do canal Zoom, que irá ensinar de forma muito simples e também dará dicas de como usar o Kwai, outro app semelhante.

Você já sabe como gravar, editar e pensar nos conteúdos, então, que tal começar a experimentar o TikTok para negócios? Não se esqueça de ter os temas separados e bem estruturados para que o vídeo faça sentido e traga informações interessantes para os seus seguidores. 

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter para receber na sua caixa de entrada mais dicas para as redes sociais da sua loja de calçados.

Distribuidora Wilson143 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password