Pré-venda de calçados: saiba como criar expectativa e impulsionar lançamentos!
Na indústria da moda, timing e estratégia são quase tão importantes quanto a qualidade dos produtos que a sua loja vende — seja ela física ou digital. No mercado calçadista, as campanhas de pré-venda têm o potencial de melhorar os resultados nesse contexto.
O motivo é que essas ações servem para medir o interesse do mercado em torno das coleções oferecidas e até projetar receitas antes do lançamento oficial. E como fazer campanhas de pré-venda efetivas?
Acompanhe a leitura deste artigo para descobrir mais sobre o funcionamento da pré-venda, as vantagens que ela traz para sua empresa e como adotar a estratégia!

O que são campanhas de pré-venda?
A pré-venda, como o nome indica, é uma estratégia de venda antecipada de um produto que ainda não está disponível em estoque, mas já tem previsão de chegada. Desse modo, o seu cliente reserva um calçado antes de ele estar oficialmente disponível.
Essas campanhas se destacam pelo fator novidade, que gera expectativa no consumidor, criando um senso de exclusividade, que desperta o desejo de comprar. Isso as diferencia de outras estratégias, como liquidação ou queima de estoque — em que o consumidor entende que você está ofertando coleções antigas.
Quais as vantagens das campanhas de pré-venda?
Como visto, as campanhas de pré-venda são estratégias para gerar expectativa no consumidor e despertar o desejo de compra. Contudo, os benefícios para a sua loja não se limitam a esse ponto.
A abordagem é vantajosa, por exemplo, do ponto de vista do planejamento. Na campanha, você tem a oportunidade de analisar quais são os modelos mais buscados e ajustar a quantidade encomendada para o estoque com maior segurança.
Outro ponto positivo é a melhora nas suas campanhas de marketing. Por exemplo, com base no comportamento do público durante a pré-venda, você pode criar campanhas personalizadas, promoções para clientes regulares e até listas de espera para modelos mais disputados.
Já pensando nas finanças, as campanhas de pré-venda ajudam a estimular a entrada de recursos no caixa. Afinal, como visto, a sua loja não precisa esperar a chegada oficial da nova coleção para fazer as vendas.
Como fazer uma pré-venda de calçados na sua loja?
Você aprendeu que a pré-venda pode ser adaptada para lojas físicas, virtuais ou modelos híbridos. Para começar, o primeiro passo é selecionar os produtos a serem oferecidos na campanha.
Depois, alinhe a sua comunicação, pois o cliente precisa saber que está comprando um produto em pré-venda — e não disponível para entrega imediata. Para gerar mais confiança, deixe bem claros os prazos e as políticas de troca ou devolução.
Aproveite as redes sociais, e-mail marketing e o seu ponto de venda físico ou virtual para divulgar o lançamento. Crie uma espécie de contagem regressiva ou tenha um número limitado de reservas para incentivar a sensação de exclusividade e interesse do consumidor.
Por fim, pense em dar preferência para clientes que já fazem parte da sua base, como um desconto especial. Como elas conhecem a sua loja, esse benefício aumenta as chances de fidelização.
Neste artigo, você conheceu mais sobre o funcionamento de uma pré-venda de calçados e viu as vantagens que essa campanha pode trazer para sua loja. Portanto, se o seu objetivo é aplicar essa estratégia, vale a pena começar a se planejar.
Gostou do conteúdo e quer que mais pessoas da sua rede saibam sobre as vantagens da pré-venda? Aproveite para compartilhar o material!