A melhor data do primeiro semestre para o varejo está chegando: o Dia das Mães. Os calçados aparecem sempre entre os itens mais vendidos no período. Para aproveitar essa sazonalidade e aumentar o faturamento, é essencial preparar sua loja de sapatos para o Dia das Mães.
Isso significa abastecer o estoque, decorar a vitrine e o interior do ponto de venda, divulgar a loja, instruir os vendedores a prestar um bom atendimento e ainda reforçar a equipe com funcionários temporários para atender a demanda.
Quer aumentar as vendas de sapatos no Dia das Mães? Continue a leitura e coloque em prática nossas dicas!
Vitrine e decoração
Faça uma vitrine especial para o Dia das Mães, seja criativo, mas evite excessos e não polua.
Na decoração, menos é mais, e os excessos, tanto na vitrine como no interior da loja, tendem a criar uma sensação de bagunça. Para o Dia das Mães, é tradicional decorar com corações, flores, fotos e mensagens de carinho. Aconselhamos o lojista a não repetir a decoração do ano anterior.
Tanto na vitrine como no espaço interno do ponto de venda, esteja atento à limpeza. Não deixe poeira acumulada sobre os produtos, os móveis e nem sobre a decoração. A sujeira passa uma impressão de descuido.
Uma vitrine que funciona bem tem um ponto de foco (se a fachada for grande, pode ter dois ou mais). É nesse local que o lojista deve inserir os produtos com maior apelo à data. Valorize-os com expositores maiores e mais altos e com iluminação.
Insira preços e formas de pagamento. Além de chamar a atenção dos consumidores, essa prática segue determinação do Procon. Consulte o órgão de defesa do consumidor no seu estado e evite autuações.
No interior da loja, procure facilitar a circulação dos clientes e não exagere na decoração. Uma saída bem utilizada são os elementos decorativos suspensos.
Atendimento
Faça um atendimento exclusivo. O cliente quer se sentir valorizado e único, por isso demonstre interesse em resolver o que ele precisa.
Para não ter surpresas e muito menos feedbacks negativos no atendimento, prepare a loja para receber um fluxo maior de clientes. Calcule a necessidade de contratar funcionários temporários para vendas, caixa, pacote e estoque.
O cliente do Dia das Mães é atípico. Sua loja vai receber compradores que, muitas vezes, não fazem parte do público-alvo. Nessa data, quem fará compras são filhos, maridos, pais, namorados, enteados, genros e netos. E eles podem não estar tão habituados com sapatos femininos e nem descrever tão bem o estilo da mãe ou da avó.
Os vendedores devem compreender e ajudar esse cliente para concretizar a venda. Uma saída é apresentar sapatos básicos e fazer perguntas sobre o estilo de vida da pessoa presenteada: se trabalha fora ou em casa, profissão e o que gosta de fazer.
Deixe claro a política de troca da loja e esteja ciente de que o índice de substituições de presentes pode aumentar na semana seguinte ao Dia das Mães. Uma saída para esse caso (e para os compradores indecisos) é o cartão-presente, que é prático, embora alguns ainda consideram impessoal.
Exposição dos produtos
Mantenha a disposição dos produtos, apenas com alterações pequenas para destacar as mercadorias que são o carro-chefe para a data.
Identifique na sua loja quais são as zonas quentes e frias. Na maioria dos estabelecimentos, as áreas quentes estão logo à direita da porta de entrada e são nelas que devem ser colocados os sapatos para o Dia das Mães. São essas regiões que os consumidores circulam mais e, portanto, são as mais vendáveis. As áreas frias (como o fundo da loja) são tradicionalmente as de vendas menores porque nem todos os clientes passam por elas.
Na entrada da loja, exponha produtos mais baratos e em promoção. Essa técnica demonstra que o comércio é acessível e tem bons preços, além de chamar atenção de quem passa pela calçada.
Campanhas promocionais
As datas comemorativas do varejo são ideais para o desenvolvimento de campanhas promocionais, pois destacam sua loja da concorrência e atraem consumidores novos.
Uma ação promocional para o Dia das Mães pode envolver um sorteio de produto, uma experiência ou um concurso cultural. Se a opção for pelo sorteio de mercadoria, sugerimos montar um kit de sapato + bolsa ou ainda um vale-compras.
No caso de uma experiência, as opções são maiores, como: almoço no domingo do Dia das Mães, diária em um spa para mãe e filha (o), uma cesta de café da manhã, um dia de beleza no salão parceiro ou uma viagem de fim de semana.
O concurso cultural pode envolver mensagens para as mães, vídeos e fotografias.
Divulgação
Definida a campanha promocional para o Dia das Mães, chegou a hora de divulgá-la. Você pode fazer isso de maneira online e/ou offline, dependendo do público-alvo da sua loja.
Um ponto de venda no bairro deve investir mais em divulgação offline, como carro de som, panfletos, anúncios em rádio, TV e jornal local. Lojas maiores e em regiões centrais podem diversificar os investimentos em propaganda, utilizando anúncios direcionados em redes sociais e mídia offline. O WhatsApp é uma ferramenta que funciona para os dois pontos de venda.
Promova a data nas redes sociais. Publique um texto e uma imagem delicada sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para ir até a loja física e, se conseguir negociar com os fornecedores, conceda um cupom de desconto (5% ou 10%) nas compras mediante apresentação da foto da tela com a publicação. Não se esqueça de acompanhar a eficácia dessa ação, medindo quantas vendas gerou.
Divulgar é uma etapa fundamental para ter sucesso na venda de sapatos para o Dia das Mães. O consumidor precisa saber que a sua loja existe e quais produtos comercializa.
Estoque e fornecedor
Abasteça o estoque com produtos que serão o carro-chefe para o Dia das Mães. Com base no histórico de vendas das datas anteriores e perspectiva de crescimento para o ano corrente, faça uma projeção e efetue o pedido aos fornecedores.
Certifique-se de que os preços estão compatíveis com o mercado e informe-se sobre o prazo de entrega. Negocie descontos e condições especiais para a data. Lembre-se que marcas tradicionais e conceituadas entre o público são mais fáceis de vender.
A Wilson Atacado é distribuidora das marcas Havaianas, Moleca, Beira Rio Conforto, entre outras. São mais de 40 anos de atuação no atacado calçadista com loja física no Brás, em São Paulo, e e-commerce. Clique no banner para conhecer!