Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?
O sucesso de um pequeno negócio, como uma loja, farmácia ou mercadinho, costuma depender da parceria de bons fornecedores. Afinal, é necessário manter os estoques abastecidos para atender às demandas dos clientes e mantê-los satisfeitos.
Porém, nem todos os empreendedores sabem como fazer a gestão de fornecedores, especialmente aqueles que estão no início de sua jornada. Entender essa prática permite formar parcerias duradouras e benéficas para o seu negócio.
Então continue a leitura deste post para saber como fazer a gestão de fornecedores em pequenos negócios!

Como fazer a gestão de fornecedores?
Administrar as parcerias de forma estratégica pode trazer diversos benefícios, como a redução de custos e a garantia de qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer as operações diárias.
Confira como fazê-la!
Selecione os fornecedores certos
O primeiro passo para uma gestão eficiente de fornecedores é selecionar parceiros que atendam às necessidades do negócio. Para tanto, defina critérios claros, listando requisitos essenciais para atender às demandas dos seus clientes.
Considere questões como a qualidade dos produtos, preço, prazos de entrega e flexibilidade. Pesquise e compare opções e busque recomendações de outros empreendedores e avaliações online para identificar os melhores fornecedores.
Antes de firmar a parceria, uma opção é solicitar amostras para testar os produtos e verificar a confiabilidade do fornecedor. Focando nesses pontos, você fica mais preparado para selecionar parceiros que contribuam para o seu crescimento.
Negocie condições favoráveis
Saber negociar é um diferencial para pequenos negócios, especialmente quando o orçamento é limitado. Nesse sentido, para conseguir melhores condições, é preciso construir uma relação de confiança, sendo transparente sobre suas necessidades e expectativas desde o início.
A transparência tende a resultar em acordos mais flexíveis e vantajosos. Buscar contratos a longo prazo também é uma boa estratégia, pois propostas de parceria contínua podem garantir descontos ou condições melhores, como prazos de pagamento ampliados.
Ao comprar volumes mais altos, a tendência é que haja economia, mas avalie a capacidade de armazenagem para evitar desperdícios. Negociações bem estruturadas ajudam a manter os custos sob controle sem comprometer a qualidade da entrega.
Mantenha bons relacionamentos
Manter uma relação saudável com fornecedores é tão importante quanto os escolher. Vale manter um contato regular, informando os fornecedores sobre mudanças nas demandas, feedbacks e novas oportunidades de parceria.
Cumprir os prazos de pagamento também é essencial, já que demonstra profissionalismo e fortalece a relação comercial. Avaliar a performance, a qualidade dos produtos, o cumprimento dos prazos de entrega e a flexibilidade do fornecedor é igualmente relevante.
Se houver falhas, busque soluções em conjunto antes de considerar substituições. Tenha em mente que uma parceria sustentável contribui para a estabilidade das operações do negócio. Assim, maiores são as suas chances de crescer e se consolidar no mercado.

Qual é uma boa opção de parceria para o ramo de calçados?
Uma opção de fornecedor confiável para pequenos negócios é o Wilson Atacado. Reconhecido por sua ampla variedade de produtos no segmento de calçados, preços competitivos e agilidade na entrega, ele se destaca como parceiro ideal para a sua loja.
Com a parceria, você acessa calçados de diversas marcas, como Havaianas, Beira Rio, Moleca, Dakota, Mizuno, Olympikus, Piccadilly e Fila, entre outras. Assim, há como aumentar o seu portfólio de produtos e faturar mais.
Neste post, você viu que saber fazer a gestão de fornecedores é fundamental para a longevidade de um pequeno comércio. Agora, utilize os conhecimentos que você aprendeu para estabelecer parcerias duradouras, que contribuam para o seu crescimento no mercado.
Gostou das informações vistas neste conteúdo? Aproveite e aprenda também quando fazer uma redução de custos no seu comércio!