Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?

Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?

O sucesso de um pequeno negócio, como uma loja, farmácia ou mercadinho, costuma depender da parceria de bons fornecedores. Afinal, é necessário manter os estoques abastecidos para atender às demandas dos clientes e mantê-los satisfeitos.

Porém, nem todos os empreendedores sabem como fazer a gestão de fornecedores, especialmente aqueles que estão no início de sua jornada. Entender essa prática permite formar parcerias duradouras e benéficas para o seu negócio.

Então continue a leitura deste post para saber como fazer a gestão de fornecedores em pequenos negócios!

Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?
Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?

Como fazer a gestão de fornecedores?

Administrar as parcerias de forma estratégica pode trazer diversos benefícios, como a redução de custos e a garantia de qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer as operações diárias. 

Confira como fazê-la!

Selecione os fornecedores certos

O primeiro passo para uma gestão eficiente de fornecedores é selecionar parceiros que atendam às necessidades do negócio. Para tanto, defina critérios claros, listando requisitos essenciais para atender às demandas dos seus clientes.

Considere questões como a qualidade dos produtos, preço, prazos de entrega e flexibilidade. Pesquise e compare opções e busque recomendações de outros empreendedores e avaliações online para identificar os melhores fornecedores.

Antes de firmar a parceria, uma opção é solicitar amostras para testar os produtos e verificar a confiabilidade do fornecedor. Focando nesses pontos, você fica mais preparado para selecionar parceiros que contribuam para o seu crescimento.

Negocie condições favoráveis

Saber negociar é um diferencial para pequenos negócios, especialmente quando o orçamento é limitado. Nesse sentido, para conseguir melhores condições, é preciso construir uma relação de confiança, sendo transparente sobre suas necessidades e expectativas desde o início.

A transparência tende a resultar em acordos mais flexíveis e vantajosos. Buscar contratos a longo prazo também é uma boa estratégia, pois propostas de parceria contínua podem garantir descontos ou condições melhores, como prazos de pagamento ampliados. 

Ao comprar volumes mais altos, a tendência é que haja economia, mas avalie a capacidade de armazenagem para evitar desperdícios. Negociações bem estruturadas ajudam a manter os custos sob controle sem comprometer a qualidade da entrega. 

Mantenha bons relacionamentos

Manter uma relação saudável com fornecedores é tão importante quanto os escolher. Vale manter um contato regular, informando os fornecedores sobre mudanças nas demandas, feedbacks e novas oportunidades de parceria. 

Cumprir os prazos de pagamento também é essencial, já que demonstra profissionalismo e fortalece a relação comercial. Avaliar a performance, a qualidade dos produtos, o cumprimento dos prazos de entrega e a flexibilidade do fornecedor é igualmente relevante. 

Se houver falhas, busque soluções em conjunto antes de considerar substituições. Tenha em mente que uma parceria sustentável contribui para a estabilidade das operações do negócio. Assim, maiores são as suas chances de crescer e se consolidar no mercado.

Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?
Gestão de fornecedores: como fazer em pequenos negócios?

Qual é uma boa opção de parceria para o ramo de calçados?

Uma opção de fornecedor confiável para pequenos negócios é o Wilson Atacado. Reconhecido por sua ampla variedade de produtos no segmento de calçados, preços competitivos e agilidade na entrega, ele se destaca como parceiro ideal para a sua loja.

Com a parceria, você acessa calçados de diversas marcas, como Havaianas, Beira Rio, Moleca, Dakota, Mizuno, Olympikus, Piccadilly e Fila, entre outras. Assim, há como aumentar o seu portfólio de produtos e faturar mais.

Neste post, você viu que saber fazer a gestão de fornecedores é fundamental para a longevidade de um pequeno comércio. Agora, utilize os conhecimentos que você aprendeu para estabelecer parcerias duradouras, que contribuam para o seu crescimento no mercado.

Gostou das informações vistas neste conteúdo? Aproveite e aprenda também quando fazer uma redução de custos no seu comércio!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Doutor varejo

Doutor varejo

Há 48 anos impulsionando o sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mídias Sociais

Mais populares

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Na chave

Postagens relacionadas

Política de privacidade

Para conhecer nossa Política de Privacidade de Termos de Uso do site, acesse os seguintes links:

Política de Privacidade