Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Reforma tributária 2025/2026: quais as mudanças para sua empresa?

Reforma tributária 2025/2026: quais as mudanças para sua empresa?

Com a Reforma Tributária, 2026 marca o primeiro ano de testes e adaptações práticas na rotina fiscal das empresas brasileiras. A ideia é que a implementação das novidades aconteça gradativamente, até 2033. 

Por isso, é essencial saber quais são as alterações previstas na lei para preparar o seu negócio. Assim, fica mais fácil manter a operação em conformidade com as normas da Receita Federal. 

Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre a Reforma Tributária e o que está projetado para 2026!

O que é a Reforma Tributária e quais são as mudanças? 

A Reforma Tributária cria uma nova estrutura de arrecadação de tributos no Brasil, baseada em um sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA dual). O modelo prevê a cobrança de dois tributos principais:

  • Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal;
  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e municipal.

Aos poucos, esses dois impostos entram no lugar de tributos existentes. Por exemplo, o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que são federais, serão unidos na CBS. 

Já o IBS junta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que é estadual, e o Imposto sobre Serviços (ISS) — municipal. A proposta é deixar o sistema mais simples, reduzir a burocracia e evitar que um mesmo imposto seja cobrado mais de uma vez ao longo do processo.

Leia também: Estrutura de custos: 5 dicas para elaborar no seu negócio 

O que muda com a Reforma Tributária em 2026?

Como você viu, as mudanças estão previstas para acontecer gradualmente. Em 2025, a Reforma Tributária começou com a fase de regulamentação e adaptação tecnológica, criando leis complementares para definir as regras da CBS e do IBS.

Já 2026 dá início à etapa de testes operacionais do novo sistema. Nesse período, entram em vigor alíquotas simbólicas, que podem ser de 0,9% para a CBS e 0,1% para o IBS, aplicadas sobre operações de bens e serviços.

O foco dessa etapa é testar processos fiscais, emissão de documentos eletrônicos e adaptações nos sistemas de gestão empresarial. A ideia é não causar muitos impactos na carga tributária para os negócios.

Como essas mudanças impactam as empresas?

As novas regras da Reforma Tributária exigirão ajustes em diferentes frentes das empresas, até mesmo pequenos revendedores de calçados. O primeiro passo será rever preços, margens e estratégias comerciais, já que a nova forma de cobrar tributos sobre o consumo muda os custos.

Outra consequência é ter que adaptar sistemas internos. Será preciso atualizar plataformas de gestão e controles fiscais para atender às exigências da CBS e do IBS e garantir que o cálculo e a emissão de notas sigam o novo modelo de arrecadação.

Além disso, a rotina fiscal e contábil muda. As obrigações acessórias devem ter novas estruturas e prazos, exigindo mais controle sobre os dados financeiros. 

Com esta leitura, você entendeu melhor o que propõe a Reforma Tributária e o que já deve começar a acontecer em 2026. Mesmo que as mudanças sejam graduais, é fundamental que os negócios se organizem para evitar problemas com o Fisco.

Gostou da leitura? Aproveite para compartilhar o conteúdo com outros empreendedores para que eles também se programem para as mudanças!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Foto de Doutor varejo

Doutor varejo

Há 49 anos impulsionando o sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mídias Sociais

Mais populares

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Na chave

Postagens relacionadas

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

MENU

Política de privacidade

Para conhecer nossa Política de Privacidade de Termos de Uso do site, acesse os seguintes links:

Política de Privacidade