4 Ações de venda para manter o desempenho fora de datas sazonais

4 Ações de venda para manter o desempenho fora de datas sazonais

Alguns modelos de negócios são bastante afetados pelas sazonalidades, tendo picos de resultados em determinados períodos, mas baixas no restante do ano. Para lidar com a flutuação, é válido ter ações de venda que ajudem a manter a margem de lucro mais constante.

Como resultado, a marca tende a obter receitas mais estáveis, além de se manter forte junto ao público — consolidando o seu espaço no mercado. Assim, a empresa reduz a sua dependência dos eventos sazonais e favorece a sustentabilidade.

Quer saber como ter um bom desempenho o ano todo? Continue a leitura e descubra 4 ideias de ações de vendas para impulsionar os resultados!

1. Faça promoções exclusivas

A primeira ação de venda é bastante explorada no mercado e, por isso, tem o seu lugar entre as estratégias: fazer promoções exclusivas. Vale a pena ter ações temáticas e criativas para atrair mais clientes ou manter a base engajada.

Você pode definir, por exemplo, liquidações de meio de ano ou criar semanas do cliente em alguns períodos. Assim, a loja gera um senso maior de urgência para incentivar compras. Outras ideias são oferecer brindes e condições de pagamento diferenciadas como recompensa para alguma ação — como marcar o perfil da loja no Instagram.

2. Crie um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade também ajudam a impulsionar as vendas no varejo. A estratégia estimula o retorno de clientes, mantendo o movimento da loja mais estável, com o potencial de gerar resultados duradouros.

Uma ideia é ter cartões com margens de desconto para cada compra, que possam ser utilizados no retorno à loja. Nesse caso, faz sentido colocar um prazo de validade na oferta para incentivar novas operações. 

Um exemplo seria um programa de fidelidade em uma loja de calçados que colocasse um carimbo no cartão a cada R$ 100 gastos, válido por 6 meses. Após acumular 10 carimbos, o cliente receberia um desconto de R$ 50 na próxima compra. 

3. Diversifique o mix de produtos

Além das ações para chamar os clientes para a loja, considere contar com um catálogo atraente e diversificado. Afinal, ampliar o mix de produtos costuma ser uma maneira eficaz de atrair clientes e manter um bom fluxo de vendas.

Para esse objetivo, acompanhe as tendências de mercado e as necessidades dos consumidores. Edições limitadas ou itens exclusivos, por exemplo, são opções que podem despertar o interesse do público e impulsionar as vendas fora de datas sazonais.

4. Personalize o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente contribui para fidelizar o público e manter um bom movimento na loja. Logo, oferecer uma experiência personalizada ajuda a fortalecer a sua base de clientes, proporcionando mais constância nas vendas.

Para melhorar o atendimento, entenda o perfil do público, suas preferências, as formas de comunicação e outros dados a respeito dos consumidores. A partir das informações, invista em um acompanhamento eficiente, que fortaleça o vínculo com o cliente e aumente a sua satisfação.

Com as 4 ações de venda que você conheceu, o seu estabelecimento terá condições de manter os resultados estáveis o ano todo. Aproveite os picos de movimento em datas especiais para atrair novos clientes, mas não deixe de ter estratégias para fidelizá-los e impulsionar o faturamento da loja.

Quer acompanhar mais dicas e novidades para o setor de varejo? Então nos siga nas redes sociais. Você nos encontra no Facebook, Instagram e YouTube!

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *